O Instagram é uma rede social baseada, em sua maior parte, no conteúdo visual. Por isso, é muito importante que as empresas tenham boas imagens e vídeos, com qualidade, preocupe-se com a edição, já que o seu post, ou mesmo o seu anúncio, estará no meio de muitos outros na timeline de cada usuário.

Então, as marcas têm de ser, cada vez mais, claras e objetivas em suas postagens, a fim de atrair e reter a atenção das pessoas, conseguindo entregar a mensagem desejada.

Para te ajudar nisso, vamos lhe dar algumas dicas de edição de fotos e vídeos, para que seus posts não passem em branco pelos seus seguidores, mantendo boa parte interessada no conteúdo, aumentando as suas chances de efetuar uma venda.

Imagens

Vamos começar com as dicas que vão mexer nas imagens, que são o carro chefe da plataforma. Abaixo, vamos lhe dar cinco possibilidades que certamente vão ajudar você na hora de postar e editar.

edição

Canva

Esse é um aplicativo que está disponível tanto para Android, quanto para quem tem iOS. Ele é muito prático e não exige grandes conhecimentos de edição, tampouco de design.

Ele tem uma vasta gama de recursos, possibilitando ao usuário escolher o que quer fazer com cada imagem, podendo já otimizá-la para os tamanhos ideais da plataforma, como o feed, Reels e Stories.

Seu modo de usar é bastante intuitivo, sendo necessário investir pouco tempo para entender seu funcionamento.

Easel.ly

Para quem gosta de dados e números, este é o app certo, afinal, sua especialidade é criar infográficos, que por sua vez conseguem chamar bastante a atenção no Instagram.

Com ele, é possível personalizar as cores e o estilo, assim como pode-se adicionar elementos, como ícones e objetos diversos.

Meme Generator Free

Este aqui é uma ótima ferramenta para os perfis comerciais, com uma linguagem mais leve e bem-humorada.

Se utilizar de memes para se comunicar com o público, é uma maneira descontraída de engajar as pessoas, já que nesse aplicativo, são selecionados os que estão em alta, mas também conta com a opção de inserir outros de forma manual.

Page2Images

Para muitos negócios, tirar print da tela do computador, ou do celular, às vezes é necessário, mas nem sempre as imagens ficam fáceis de se visualizar, devido ao seu formato e resolução distintos dos padrões da plataforma.

Para ajudar você nisso, a Page2Images tem como principal função, facilitar a criação e edição dessas imagens, sendo necessário apenas digitar a URL do site que quer tirar o print.

Com isso feito, o aplicativo irá criar uma foto da página para os desktops, assim como uma para os smartphones e tablets.

VSCO

Aqui temos um app de edição de imagens muito interessante, que consegue te auxiliar na criação de conteúdos visuais diferentes e com uma boa qualidade.

De maneira simples e eficiente, ele tem seu layout bem similar ao do próprio Instagram, e tem como ponto forte, a capacidade de manipular as luzes e as sombras das imagens selecionadas.

Com isso, você pode criar o efeito que deseja, destacando os pontos que te interessam. Tudo isso de maneira intuitiva e fácil.

Vídeos

Agora chegou a hora da edição de vídeos, que estão em alta e retém a atenção de muitas pessoas, se forem bem editados e interessantes, claro. Abaixo, veja as nossas cinco dicas para realizar um bom trabalho audiovisual.

VivaVideo

Se trata de um editor de imagens e de fotos em slideshow, que está disponível tanto para Android, quanto para iOS.

Ele possui ferramentas profissionais em seu interior, mas que são fáceis de se aprender a usar, sendo possível mesclar e cortas os vídeos escolhidos, a partir de seu storyboard.

Possui também vários efeitos, filtros, transições e até músicas para serem escolhidos.

PowerDirector

Este aqui está disponível apenas para Android, tendo como seu diferencial, a criação de vídeos mais sofisticados, com efeitos gratuitos e até um editor de vídeo de fotos.

Seu editor de áudio permite alterar a música que o original possui, sendo possível adicionar efeitos para a narração, assim como efeitos de colagem, que destacam a parte principal da cena, deixando-a em evidência para o público que está assistindo.

InShot

É bastante popular e intuitivo, realizando as edições de maneira rápida, estando disponível tanto para iOS, quanto para Android.

Nele você pode mexer numa série de coisas em seus vídeos, como a iluminação, contraste, saturação da imagem, etc. Também pode-se adicionar efeitos interessantes e redimensionar para o tamanho que achar melhor.

VideoShow

Essa é uma ferramenta especialmente interessante para quem produz conteúdo no IGTV.

Seu maior diferencial é, caso o vídeo seja produzido diretamente em sua câmera, ele te dá uma série de opções para efeitos especiais, deixando o filme mais atraente para o seu público.

Além disso, também tem as funções comuns dos editores de vídeo, como as de cortar, editar e redimensionar.

Vue

Além das funcionalidades mais normais, que já foram citadas anteriormente, este ainda conta com a possibilidade de adicionar elementos como stickers, efeitos e filtros, que nem sempre estão disponíveis nos outros aplicativos.

Para quem quiser, também existe a opção de colocar alguns GIFs nas edições, deixando o produto final ainda mais dinâmico e interessante.

Dicas de conteúdo

Existem alguns formatos e conteúdos que engajam mais do que outros, tanto para os vídeos, quanto para as imagens.

Mostrar os bastidores das empresas, mesmo que não seja uma ideia nova, é algo que ainda atrai boa parte do público, já que isso mostra que as marcas têm gente lá dentro, não apenas um robô querendo realizar vendas.

Também é interessante contar uma história, de preferência real, para que as pessoas se interessem e se identifiquem com o que está sendo dito, gerando mais engajamento e atenção. Isso serve tanto para os vídeos, quanto para o carrossel de imagens.

Por fim, mas não menos importante, você pode apresentar um produto, novo ou não, de uma maneira mais pessoal do que nas mídias tradicionais, falando diretamente com quem está vendo, de preferência de uma maneira divertida, descontraída e não invasiva.

Agora que você já sabe como editar seus conteúdos para o Instagram, conheça a ferramenta de automação Instaeasy. Enquanto você se preocupa em criar um bom conteúdo para seu perfil do Insta, o Instaeasy realiza ações automáticas no seu perfil afim de atrair seu público-alvo para seu perfil.

Faça um teste grátis no Instaeasy e veja como ele pode te ajudar a crescer no Instagram.

Comentários