O Instagram é uma ferramenta muito poderosa para alavancar a visibilidade da sua marca e para converter o seu público em compras dos seus serviços e produtos. A cada dia o número de usuários cresce e, com isso, o potencial de agregar público ao seu negócio.

A rede social permite o contato direto entre o seu negócio e o seu público-alvo, criando uma proximidade essencial para a fidelização e engajamento da sua marca. Quanto mais próximo, mais chances do público adquirir seu produto ou serviço.

Mas, alcançar um padrão crescente de seguidores e de interações não é uma tarefa corriqueira. Para quem não tem experiência ou formação na área essa jornada se torna ainda mais desafiadora e trabalhosa.

Existem muitas estratégias que podem ajudar a aumentar a visibilidade e o alcance de uma conta no Instagram. Elas envolvem ferramentas e planejamento, então precisam ser pensadas e executadas com organização.

Visto isso, vamos conhecer várias dicas para aumentar o número de seguidores do seu Instagram e, assim, aumentar o seu quantitativo de público e de futuros clientes.

Dica 1: Invista em uma boa identidade visual

Se você quer que o seu perfil seja seguido no Instagram é importante investir em uma identidade visual impactante e memorável. Ela passa uma visão mais profissional da sua conta e faz com que ela seja lembrada com facilidade.

Uma boa ideia é planejar e criar a identidade visual da sua presença no Instagram baseado na filosofia e no ramo do seu negócio. Isso quer dizer que algumas marcas permitem cores mais vivas e elementos descontraídos, mas outras pedem maior seriedade e tons mais sóbrios.

O importante é alinhar os objetivos da sua marca com o visual através do qual ela se apresenta, buscando atrair e fidelizar seguidores.

Dica 2: Use hashtags corretamente

O uso da hashtag é uma maneira de encontrar determinado assunto dentro da infinidade de posts e conteúdos publicados no Instagram diariamente. Por isso, essa funcionalidade pode ser um excelente funil para atrair seguidores que possuem interesse nos seus produtos ou serviços.

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Faça uma pesquisa das hashtags mais populares relacionadas ao assunto do seu post ou da sua marca. Existem alguns sites e aplicativos que fornecem essa informação com facilidade, basta inserir qual a área de atuação do seu perfil.

Vale a pena ressaltar que inserir muitas hashtags na legenda do seu post pode poluir o visual e desagradar. Para evitar isso, é possível colocá-las em um comentário depois do conteúdo publicado. Assim você elimina a poluição visual e atinge o objetivo de indexar seu conteúdo.

Dica 3: Crie conteúdos diversificados

Essa estratégia é muito importante para atrair novos seguidores: use todos os tipos de publicações que o Instagram dispõe. Estamos falando de posts tradicionais, posts em carrossel, stories, lives, IGTVs e, mais recentemente, guias.

Quanto mais diverso e atrativo for o seu perfil, mais ele irá atrair a atenção na rede social, fora que determinados conteúdos são vinculados com maior eficiência em determinados tipos de publicação. Ou seja: um post que vai funcionar muito bem como stories pode não engajar tanto se postado no feed tradicional.

Aproveite os recursos para explorar ângulos diferentes do seu negócio. Os stories, por exemplo, são excelentes para criar certa intimidade com o público e para que ele conheça as pessoas por trás do perfil. Isso cria a sensação de proximidade.

Dica 4: invista em posts patrocinados

O engajamento orgânico dos posts é aquele obtido de maneira natural, sem o uso de impulsionamento pago na plataforma. Mas, e as publicações patrocinadas? Elas também podem trazer muitos seguidores para o seu perfil, por isso pense em utilizar esse recurso.

Uma característica bacana das promoções de posts do Instagram é a possibilidade de determinar com muita precisão para qual público aquele conteúdo será entregue. Ou seja, para qual faixa etária, qual gênero e para quais localidades.

Esse direcionamento mais específico é importante para que o público atingido seja o mesmo definido como público-alvo para o seu negócio. De nada adiantaria suas publicações chegarem a quem não tem interesse no tipo de produto ou serviço que você oferece, não é?

Lembre-se de planejar bem a campanha e escolher corretamente os parâmetros. Isso é fundamental para o sucesso do impulsionamento do conteúdo.

Dica 5: Fuja de conteúdo genérico

O que vai realmente atrair novos seguidores para a sua conta é um conteúdo interessante e relevante, relacionado ao seu ramo de atuação. Coisas que as pessoas somente poderão encontrar no seu perfil.

Criar publicações genéricas e cheias de “mais do mesmo” é a pior estratégia para se adotar, pois isso não vai atrair público e não torna o seu perfil uma referência no assunto. Se coloque no lugar dos seus seguidores e faça posts com informações realmente úteis e divertidas.

Nem sempre o post precisa ser aprofundado ou complexo, pode ser apenas uma foto ou algo divertido. Mas nunca deve ser algo desinteressante ou meramente copiado de outros perfis.

Dica 6: esteja realmente presente

O público percebe quando um perfil não mantém contato constante com os seguidores e isso atrapalha um engajamento efetivo e constante. Por isso, esteja presente de fato e não uma ou duas vezes por semana.

Interaja sempre e use o Instagram de modo ativo. Isso inclui conversar com os seguidores, curtir comentários, interagir com outras contas e manter um ritmo constante de uso. Simplesmente postar algo e não acompanhar as reações da comunidade é uma maneira muito limitada de utilizar o perfil do seu negócio.

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Caso você não consiga manter uma frequência de presença pelo celular, lembre-se que é possível utilizar o computador para utilizar o Instagram. Dessa maneira, pode ser até menos cansativo passar tempos mais prolongados nessa rede social.

Dica 7: Fique de olho na concorrência

Além de organizar o seu próprio perfil, é fundamental ficar de olho no que a concorrência está publicando ou em quais estratégias estão sendo utilizadas. Isso pode fornecer insights interessantes que podem ser adaptados ao seu negócio.

É importante selecionar bem as contas para acompanhar, uma vez que elas precisam estar alinhadas com os seus objetivos e com o seu ramo de atuação. Sabemos que as estratégias nas redes podem variar bastante de acordo com o modelo de negócio e com o público-alvo almejado.

É claro que você não precisa seguir a concorrência com a sua conta principal da marca. Opte por usar contas secundárias para acompanhar de perto o que está sendo feito pelos outros nas redes.

Dica 8: Faça um calendário de publicações

Para que o Instagram siga entregando as suas publicações para o máximo de seguidores possíveis é preciso manter uma regularidade nas postagens feitas. O algoritmo dá prioridade a perfis com atualizações constantes.

Dessa maneira, organize um calendário com as próximas publicações e siga com rigor esse planejamento. Isso dará a periodicidade que o seu perfil precisa para atrair novos seguidores.

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Vale lembrar que existem assuntos do momento, é claro. Esses não são possíveis de serem planejados com antecedência, mas, existem vários outros que não possuem datas certas para serem postados, então use-os para o agendamento de posts durante os meses.

Dica 9: Escolha um tom para se dirigir ao público

O que vai criar uma relação do perfil com o público é a constância no tom utilizado para conversar com os seguidores. Por isso defina, logo de início, como a sua marca irá se comunicar e mantenha isso nas publicações.

Será um tom mais informal? Ou mais sério e impessoal? Essas perguntas dependem de qual ramo do seu negócio, de qual o seu público-alvo e de que imagem você deseja passar para o público.

Dica 10: Faça parcerias com outras marcas

Essa é uma dica de ouro para atrair novos seguidores para o seu perfil. Faça uma busca de contas de marcas que conversem com a sua, que tenham o mesmo público-alvo e filosofia de negócio. Então, proponha parceiras.

Isso pode ser feito através de posts em ambos os perfis, por exemplo. Os seguidores de uma conta são potenciais seguidores da outra, uma vez que elas estão no mesmo nicho de mercado. É uma forma eficiente de atrair seguidores previamente interessados no seu ramo de negócio, aproveite.

Vale falar que nem sempre é necessário fechar parcerias contratuais, de fato. Comentários nos perfis, troca de likes e marcações podem ajudar bastante a atrair a atenção dos seguidores da outra marca. E isso é de graça!

Dica 11: Faça sorteios

Usada com parcimônia e com seriedade, essa estratégia pode angariar uma boa quantidade de seguidores para o seu perfil. Através de compartilhamentos de posts e de novas seguidas devido às regras do sorteio um novo público pode chegar à sua conta.

É importante um bom planejamento e estudo de qual público deseja alcançar. Os prêmios e as estratégias estão diretamente relacionados com o público-alvo. Lembre-se que para fidelizar os novos seguidores o seu perfil deve ser interessante e atrativo, do contrário eles vão embora assim que os resultados do sorteio forem divulgados.

Dica 12: Poste em horários corretos

Para que os seus posts tenham o melhor engajamento possível, publique-os nos horários de pico de atividade dos seus seguidores. Sabemos que maior engajamento pode significar mais seguidores sendo atraídos para a sua conta.

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Essa informação está disponível no próprio Instagram. Basta ir ao seu perfil comercial e clicar em “informações”. Lá estarão dados sobre os melhores horários, bem como sobre gênero, localidades e idade dos seus seguidores.

Dica 13: Demonstre apoio a causas sociais

Não tenha medo de usar o perfil do seu negócio para incentivar e apoiar causas de cunho social e ambiental. Isso mostra a responsabilidade social da sua empresa e atrai novos seguidores.

Vale a pena buscar causas que estejam relacionadas com o ramo de atuação da sua marca. Se seu perfil fala sobre produtos para animais, por exemplo, use a sua força para apoiar causas contra maus tratos e iniciativas de adoção consciente.

Esse tipo de interação agrega valor ao seu perfil e ajuda a alavancar causas legítimas para a sociedade. Todo mundo ganha: o mundo fica um lugar melhor e o seu perfil alcança uma maior visibilidade.

Dica 14: Use plataformas de automação e gerenciamento

Essa dica vale para todo mundo, mas principalmente para quem tem pouca experiência em redes sociais ou não quer despender tanto tempo realizando ações no perfil do seu negócio.

Existem plataformas que automatizam ações que aumentam o engajamento do seu Instagram. Logo, os seguidores também serão mais atraídos. Clique aqui e conheça o Instaeasy e comece a tornar a sua rede social mais efetiva e ativa.

O Instaeasy funciona da seguinte maneira: utilizando perfis, localizações e hashtags para encontrar seu público e interagir automaticamente com ele; deixando de seguir pessoas automaticamente para que o seu perfil esteja sempre seguindo gente nova; realiza interações com o público sem que você esteja logado e potencializa os resultados de engajamento do seu perfil.

Começar é bem simples. Basta você baixar o Instaeasy através do nosso site e instalar no seu computador. Então forneça as informações sobre público, locais e hashtags para gerar as interações e pronto! Basta manter o computador ligado com o Instaeasy aberto e todo o trabalho estará sendo feito por você.

Nós temos o compromisso com a qualidade e eficiência do nosso serviço. Por isso, temos 5 dias de teste grátis para você experimentar e começar a perceber os resultados nos números do seu perfil. Isso sem precisar cadastrar nenhum cartão de crédito.

Além de tudo, o Instaeasy não possui nenhum contrato de fidelidade. Portanto, você poderá cancelar o serviço a qualquer momento sem nenhum pagamento de taxa ou multa.

A regularidade é a chave do sucesso

Agora, com tantas dicas na manga, é hora de colocá-las em prática e começar a impulsionar o perfil do seu negócio no Instagram! Lembre-se de manter o seu perfil ativo e interagindo com regularidade que os resultados logo irão chegar.

Com certeza esse esforço valerá a pena. Sua marca irá conseguir mais seguidores e, consequentemente, mais negócios fechados. Nenhuma empresa consegue sobreviver hoje em dia sem uma presença efetiva e bem planejada nas redes sociais. Você já deu o primeiro passo!

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