O Instagram é a segunda maior rede social do planeta, contabilizando mais de um bilhão de usuários em 2021. Portanto, é natural que as empresas criem perfis nessa rede e busque promover seus negócios, gerar engajamento para atingir um público mais amplo. Porém, para que essa seja uma estratégia bem-sucedida, é importante ter conhecimento de certas ferramentas.

O uso das redes sociais, para promover um negócio, não pode ser feito no improviso. É preciso elaborar uma estratégia, levando em consideração o público-alvo, objetivo principal da empresa e, principalmente, conhecimento das métricas do Instagram. A seguir, falaremos por que isso é tão importante e explicaremos a diferença entre duas métricas que, a princípio, são muito parecidas: o alcance e a impressão. Acompanhe com a gente!

Por que preciso entender das métricas do Instagram?

O marketing nas redes sociais é essencial para qualquer empresa atualmente; afinal, elas permitem um alcance muito maior de público, sem contar que a presença das pessoas on-line é maciça. E quando se fala a respeito das estratégias utilizadas, não adianta tentar fugir: todo case de marketing bem-sucedido nas redes sociais precisa, necessariamente, passar pela análise de métricas.

métricas

São elas que compõe o relatório de desempenho dos perfis e são essenciais para definir as estratégias de marketing e as publicações que serão feitas pelo seu perfil. O uso regular dessa ferramenta, bem como a análise feita por um profissional que realmente entenda o sentido das estatísticas, traz diversos benefícios e impacto positivo para a empresa.

Entre os benefícios atingidos a partir do uso das métricas, está o conhecimento mais preciso e amplo de seus seguidores, pois você consegue entender o que gera engajamento e, por consequência, o tipo de postagem que agrada o seu público. Outro benefício é conseguir entender como a sua marca se relaciona com esse público, e como adequar as estratégias de forma a aumentar o engajamento e a popularidade da sua empresa.

A seguir, conheça algumas das métricas mais importantes das redes, e o que elas analisam.

Quais são as métricas mais importantes?

Antes de mais nada, é importante lembrar que cada rede social usa a sua própria nomenclatura e especificidade para as métricas. Isso porque elas tem características e recursos próprios, e até mesmo públicos-alvos diferentes. Neste artigo, vamos focar mais nas métricas presentes no Instagram. Conheça algumas delas a seguir:

• Cliques no perfil: essa é uma métrica importante para mensurar a sua taxa de conversão. Ela calcula quantas vezes os usuários seguiram as informações de contato deixadas no seu perfil, levando em consideração tanto o acesso ao site quanto a e-mails e números de telefone.

• Característica demográfica da audiência: essa métrica é extremamente importante, pois ajuda a definir o seu público-alvo. A partir dela, você tem acesso à faixa etária, gênero e localização geográfica dos seus seguidores. Com isso, você pode pensar em campanhas mais direcionadas e com maior chance de sucesso.

Essas são algumas métricas importantes para análise. Porém, além delas, temos muitas outras, entre elas o alcance e a impressão. A seguir, entenda para que elas servem e qual a diferença entre elas.

Afinal, qual a diferença entre alcance e impressão?

À primeira vista, o alcance e a impressão são muito parecidos. Os dois estão relacionados à visualização do seu conteúdo, mas, em essência, têm funções bem diferentes. Elas devem ser analisadas em conjunto, pois, dependendo dos resultados, pedem ações e estratégias diferentes.

Basicamente, o alcance é o número de usuários individuais que visualizou o seu conteúdo. Portanto, para o alcance, se um usuário visualizar o seu perfil três vezes, ele será contado só uma vez. Essa métrica é importante para analisar a quantos de seus seguidores o seu conteúdo está chegando, ou seja, qual é realmente o seu público efetivo.

Já as impressões correspondem a quantas vezes o seu conteúdo é visto, não importa para quantos perfis. Nesse caso, se um mesmo perfil visualizar dez vezes o seu conteúdo, as dez vezes serão contabilizadas. Justamente por esse motivo, é comum que o número de impressões seja maior do que o alcance. Isso não é necessariamente algo ruim, pois a exposição repetida pode facilitar a tomada de ação.

A diferença básica, então, é que o alcance refere-se ao número de pessoas que visualizou o seu conteúdo, e as impressões referem-se ao número de visualizações totais desse mesmo conteúdo. Por exemplo, se dez usuários visualizaram o mesmo conteúdo duas vezes cada um, você terá um alcance de 10 e impressão de 20. Vale lembrar que nenhuma das duas métricas analisa o engajamento das suas publicações, pois essa é uma métrica diferente.

Como analisar e usar essas métricas a meu favor?

Para analisar o alcance, as impressões e qualquer outra métrica, você precisa ter um perfil comercial no Instagram. Desde 2016, os usuários desse tipo de conta tem acesso ao Instagram Insights, que é uma análise completa do desempenho do seu negócio na rede. São gerados relatórios personalizados da sua conta, e você tem acesso a essas métricas que tanto impactam na sua estratégia de marketing digital.

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Porém, gerar os relatórios é a parte fácil da equação. O mais importante é entender os resultados e perceber o que deve ser reajustado para obter um melhor desempenho. Dependendo das estatísticas apresentadas, é essencial investir em estratégias para aumentar o alcance do seu perfil.

Geralmente as estratégias são voltadas a aumentar o alcance, e não as impressões. Isso porque uma coisa costuma levar a outra; se há maior alcance, automaticamente há mais impressões. Existem muitas estratégias pensadas nesse sentido, que busquem utilizar os algoritmos da rede de forma a levarem o conteúdo a mais pessoas.

Entre essas estratégias, estão o uso de hashtags, que categorizam e direcionam o seu conteúdo. Além disso, é importante estar sempre por dentro das últimas tendências das redes, pois esse tipo de conteúdo costumar ter mais engajamento.

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