O Instagram recebeu alguns novos recursos ao longo de 2020, mas as pessoas esperam mais mudanças no aplicativo neste ano de 2021. Um dos recursos que os usuários mais esperam é a capacidade de pesquisar palavras-chave, que a própria empresa anunciou em novembro de 2020.

Listamos neste artigo as 3 possíveis atualizações mais esperadas no Instagram em 2021. É importante destacar que ainda não foram confirmadas informações oficiais e que não existe uma data de lançamento definida. Confira agora mesmo!

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Instagram Reels

Lançado recentemente, o novo formato de vídeo que compete com o TikTok provou ser um sucesso para o Instagram. Tanto que até inspirou mudanças no layout da plataforma, e mudanças na posição de alguns ícones de navegação também garantiram um ótimo destaque ao Instagram.

Por exemplo, o Reels podem ser usados para criar pequenos trailers entre episódios de conteúdo IGTV, de modo que os vídeos produzidos mostrem mais aspectos diferentes de branding ou criatividade do que os vídeos dos Stories, mesmo que tenham apenas 15 Segundos de duração. Essa é uma ótima maneira de complementar suas imagens projetadas no Instagram.

Uma possibilidade é que o Instagram publique recursos para fornecer mais interação do usuário com os Reels e até mesmo permitir que os criadores de conteúdo interajam uns com os outros por meio de formatos como ferramentas de reação ou outros métodos de compartilhamento.

Esse movimento já está acontecendo no TikTok, tecnologia lançada em 2018 da ferramenta Reações, que permite ao usuário responder ao vídeo do feed gravando outro vídeo de resposta e compartilhando no próprio perfil.

Essa ideia vem na sequência do vídeo em formato react, que já é comum no YouTube. Ou seja, os espectadores do YouTube gravarão suas reações enquanto assistem ao primeiro lançamento do clipe, transmissões de jogos, momentos interessantes, etc.

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É provável que o Instagram esteja prestando atenção a essa tendência e em breve lançará alguma atualização semelhante para aumentar a influência e a participação do Reels.

Instagram Shop

O Instagram está investindo cada vez mais na jornada de compra e nas transações financeiras por meio do Instagram Shop, pois esse recurso permite realizar compras nas redes sociais. Os usuários agora podem encontrar produtos de vídeos e publicações IGTV marcados em Feeds e histórias.

No entanto, espera-se que a próxima atualização permita pagamentos diretamente no aplicativo. Essa ferramenta já está disponível em alguns países, mas deve chegar ao Brasil a qualquer momento.

Atualmente, ao fazer uma compra, o consumidor é direcionado a um carrinho de compras do e-commerce e o pedido é finalizado no site da marca.

É notório o potencial de usar o Instagram como uma vitrine e, com o lançamento dos Anúncios do Instagram e o subsequente desenvolvimento do Instagram Shopping, seu potencial foi expandido ainda mais.

Agora, está muito claro que as redes sociais são o estágio básico da jornada de compras, e parece que ela não pretende parar até que se torne a personagem principal do processo.

Por isso, acreditamos que outra possível atualização em 2021, baseado nessa tendência, é o Instagram lançar recursos que facilitem a navegação, a descoberta de produtos, o pagamento e o checkout direto sem sair do aplicativo.

Além disso, muitas empresas já utilizam o WhatsApp para estabelecer contato com os clientes interessados, e o Facebook vem postando mensagens e aprimorando continuamente a estrutura de uso na versão Business do seu aplicativo de mensagens (Messenger).

Dentro de todo esse contexto de inovação comercial por meio dos aplicativos, em breve, as redes sociais podem até se tornar poderosos concentradores de e-commerce, onde os usuários podem criar carrinhos de compras contendo todos os produtos a serem comprados (que podem ser de diferentes lojas e perfis pessoais), e com apenas um clique, você pode concluir a sua compra.

Calendário de planejamento de conteúdo

Outra atualização anunciada e aguardada principalmente pelos criadores de conteúdo é o recurso de calendário de planejamento de conteúdo. Este recurso está em beta e deve estar disponível no painel do Facebook Creator Studio.

Você pode ver uma visão geral do calendário, bem como todas as postagens publicadas e planejadas no Instagram. Além disso, os usuários podem contar com ícones para atualização de imagens, carrosséis e outras notícias, que ajudarão na organização e programação das postagens nas redes sociais.

Além disso, ele contribui principalmente para consolidar a sua estratégia de produção de conteúdo. Esse é o seu plano antecipado para publicar conteúdo nas redes sociais. Em outras palavras, determina quando seu perfil receberá novos conteúdos e os tópicos que a conta pretende abordar.

A partir daí, continuamos criando conteúdo e agendando postagens nas redes sociais. É importante ressaltar que simplesmente colocar posts em uma planilha para criar um plano de conteúdo não é suficiente.

É preciso conhecer os recursos necessários para publicar os diferentes tipos de postagens permitidas pelo Instagram, seguir a disciplina do plano, e as ferramentas para analisar os indicadores e gerar relatórios após a postagem. Independente se é do departamento de marketing de uma grande empresa, seja como um pequeno empresário ou como freelancer envolvido na gestão de mídias sociais.

Embora não haja uma frequência ideal no Instagram, todos sabem que o algoritmo da plataforma prioriza as informações pessoais que são postadas pelo menos uma vez ao dia. No entanto, há relatos de alguns perfis que foram punidos por bombardear usuários com imagens contínuas.

Portanto, o ideal é manter a consistência e ter um certo senso comum. A frequência pode variar de 3 a 7 vezes na semana, sendo o ideal para evitar fins de semana e feriados (por terem períodos menos relevantes na rede, afinal as pessoas interagem menos nesses dias).

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É uma boa forma de saber quais os dias que podem garantir mais participação na sua publicação, analisando a atividade do posto. Isso pode ser feito por meio da guia “Informações”, que exibe o conteúdo, as atividades e o público que acompanha o seu perfil.

Certamente, com o lançamento desse calendário de planejamento de conteúdo para o Instagram, todas as empresas poderão potencializar as suas estratégias de marketing de conteúdo.

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