O Instagram se tornou uma importante ferramenta para empresas de diversos portes e segmentos, pois consegue alcançar o público de forma ampla e eficiente. E para ter esse alcance, utilizar uma ferramenta de automação é essencial. Dentro disso, descubra tudo sobre automação no Instagram: da importância a aplicação nas empresas!

O que é automação e sua importância

Para entender a importância é preciso entender o que é a automação e qual seu papel. A automação no Instagram é uma ferramenta que permite que as funções dessa rede social sejam utilizadas sem que todas as ações dependam de uma ação direta do administrador da rede.

Em casos de pequenas e médias empresas, principalmente, é comum que quem administre o Instagram da empresa seja o próprio sócio proprietário da empresa. Isso faz com que ele não tenha tanto tempo disponível para oferecer o suporte que o Instagram necessita.

Automação no Instagram - App
Automação no Instagram – App Instagram

Com isso, uma ferramenta de automação permite que, enquanto outras atividades empresariais estão sendo desenvolvidas, o Instagram da empresa está atuando sozinho, de forma automática.

Essa é uma das principais importâncias da automação, permitir o desempenho adequado à rede social, sem intervenção humana a cada ação.

Além disso, outra importância que a automação possui é a eficiência com que as ações são executadas. Imagine que o Instagram de sua empresa está em crescimento, o que é o objetivo de todos, e há diversos comentários a responder, bem como você precisa encontrar o público certo para interagir.

Bom, se essas ações forem feitas uma a uma por você, além de demorarem muito mais tempo, podem não ter a mesma eficácia. Assim, utilizando uma ferramenta de automação, você vai programar para que as ações sejam realizadas de forma constante e automática.

Todas essas ações que são feitas dentro do Instagram de sua empresa, com as pessoas que estão ali utilizando as redes sociais como lazer, na maioria das vezes, possui o nome de interação. E essa é uma grande importância da automação no Instagram: proporcionar a máxima interação possível entre a sua empresa e seu cliente.

Com a era da internet, boa parte do marketing é realizada dentro das redes sociais, pois é onde o público está passando mais tempo e voltando mais a atenção atualmente. Isso quer dizer que é essencial para sua empresa, que a atenção de sua empresa esteja voltada ao Instagram.

Isso quer dizer que, atualmente, os perfis de empresas podem virar referência dentro de um segmento e fazer com que a empresa ganhe maior visibilidade, respeito e lugar no mercado.

Ou seja, a rede social empresarial é muito mais do que um lugar somente para fazer algumas postagens, o que muitas pessoas tinham em mente. O Instagram é uma potente ferramenta de crescimento empresarial e precisa ter os aliados certos, como os aplicativos de automação, para que o crescimento seja completo.

Com isso, ter uma boa ferramenta que possibilite toda essa interação, é indispensável. Assim, você consegue verificar o tamanho da importância da ferramenta de automação dentro do Instagram.

Com as ações sendo realizadas de forma automática, você consegue identificar padrões de comportamento do público e passar a configurar a automação de forma mais acertada para que a interação com o público alvo seja cada vez mais eficiente e produtiva.

Viu como é importante ter uma ferramenta de automação no Instagram de sua empresa? Já pensou ter que dar conta de tudo isso e de tudo que ainda vai ser exemplificado ainda nesse artigo, sem o auxílio da automação? É possível dizer que seria praticamente humanamente impossível realizar, de forma isolada da automação, todas as ações que o aplicativo tem a capacidade de realizar.

E o melhor de tudo é o custo baixo que essas atividades possuem. Se você for comparar com a automação no Instagram e todo o desempenho que essas atividades exercem na sua empresa, a campanhas de marketing tradicionais, vai ver que o custo é infinitamente menor.

Ou seja, além de todas as importâncias já citadas até aqui, o custo da automação é outra coisa que pode entrar na lista de importâncias. Sua empresa consegue ter resultados muito satisfatórios sem a necessidade de contratar diversos funcionários para administrar a rede social da empresa ou profissionais do marketing para desenvolver estratégias para atrair o público.

Claro que mesmo com a automação, é necessário que alguém supervisione o Instagram da empresa. Mas a grande questão que enraíza todas essas importâncias da automação, é que com essa ferramenta, se torna muito mais fácil para que essa pessoa consiga tomar decisões acertadas e voltadas diretamente ao público alvo.

Assim, com os resultados da automação, o administrador do Instagram consegue visualizar as informações de alcance, interação e dados em geral, para interpretar os avanços e definir novos rumos para seguir aumentando a marca dentro da rede social.

Ou seja, a automação não tem somente a importância de proporcionar um meio para que os resultados do Instagram apareçam, mas também tem a importância de auxiliar no rumo de estratégias que o administrador da rede vai traçar para o perfil.

Automação no Instagram - Robô
Automação no Instagram – mão robô

Como aplicar nas empresas

Bom, agora que você já sabe o que é e algumas das principais importâncias, é hora de entender como aplicar na sua empresa.

A escolha da ferramenta de automação é um passo importante e uma das melhores opções que você pode encontrar é o Instaeasy. Esse aplicativo pode ser baixado no computador da empresa e, depois de configurado, basta que o computador permaneça ligado para que a ferramenta de automação siga em constante funcionamento.

Pois bem, então o primeiro passo a fazer é baixar o aplicativo. Após, para saber como aplicar em sua empresa, é preciso configurar a ferramenta para que ela trabalhe nas principais funções do Instagram, como:

Utilização de localizações;

Utilização de hashtags;

Utilização de perfis;

Deixar de seguir perfis;

Curtir publicações.

Para utilizar o Instagram nas empresas, é preciso pensar que as pessoas que estão utilizando essa rede social podem ser seus potenciais clientes. Com esse pensamento, você começa a desenvolver uma linha de raciocínio para estabelecer critérios de busca desses clientes.

A intenção da utilização do Instagram, com auxílio da automação, é fazer com que seu perfil interaja com esses potenciais clientes e vice versa. Além disso, os clientes já ativos em sua empresa também precisam de interação para que permaneçam utilizando seus produtos e serviços.

Não basta somente conseguir com o número de seguidores da página da empresa aumente. É preciso que esse número seja ativo e efetivo na interação, para que surte resultados como crescimento de vendas dos produtos e serviços que a empresa oferece.

Muitas pessoas caem no erro de achar que se possuem um grande número de seguidores, não precisam mais criar mecanismos para manter esse número e para ter uma real interação com essas pessoas.

Não se pode esquecer que cada um desses números significa um cliente, seja em potencial, seja já efetivo. Isso quer dizer que precisa ser tratada de forma individual, não só no montante do número.

E nisso também trabalha a automação, pois interage um a um com seus principais clientes, de forma que traga essas pessoas cada vez mais para perto da empresa.

Pois bem, então agora você já sabe quais são os principais passos a realizar na configuração da ferramenta de automação e sabe como precisa enxergar os seguidores. Vamos detalhar, um a um dos passos citados anteriormente para que fique mais simples de entender como aplicar a automação na sua empresa.

Primeiramente, saber onde estão seus clientes é essencial. Para isso, você utiliza a ferramenta de localização que o Instagram proporciona. Com essa ferramenta, é possível localizar seu público a partir de alguns dados.

Se sua empresa vende produtos eletrônicos, por exemplo, você irá configurar a ferramenta de automação para que encontre perfis de usuários que tenham visitado outras lojas de produtos eletrônicos, por exemplo.

Assim, enquanto você estiver trabalhando em outras áreas da empresa, a automação estará encontrando seus clientes e interagindo com eles sem a necessidade da sua intervenção para que isso aconteça.

Dessa forma, sempre haverá novos seguidores que foram trazidos a sua página através de interação que a automação realizou, tendo como base as configurações de localização que você estipulou.

E vale lembrar que todas as configurações podem ser alteradas a qualquer momento, de modo que se você ou a pessoa que está administrando o Instagram, percebe que precisa alterar as configurações de localização ou qualquer outra, é possível.

E isso é essencial, inclusive. Pois como já falado anteriormente, mesmo que a automação seja muito eficiente e trabalhe de forma automática, é preciso alguém para verificar os resultados. E quando esses resultados não estão chegando da forma como era esperado, é porque alguma configuração precisa ser reajustada.

Além disso, outra forma de encontrar e manter a interação com os clientes é através das hashtags. Uma hashtag é uma palavra escrita logo após o símbolo # e serve para que um mesmo assunto seja facilmente localizado entre as publicações.

Automação no Instagram - hashtag
Automação no Instagram – hashtag

Por exemplo, você pode criar várias hashtags que envolvam sua empresa e seus clientes, de modo que toda vez que alguém publicar algo relacionado a essa hashtag, seu Instagram poderá curtir, comentar e interagir através da automação.

Com isso, sua marca está sempre ativa e sendo vista entre seu público, além de estar sempre arrecadando novos seguidores, ou seja, novas clientes em potencial.

Outra forma de usar a automação no Instagram na empresa é deixando de seguir usuários que não sejam úteis ao seu negócio. Não é eficiente seguir um número alto de perfis sem ter o retorno desses perfis. Por isso, uma varredura automática é feita para que o ciclo possa ser renovado constantemente.

Além disso, o Instagram impõe um limite de seguidores por conta. Ou seja, depois de alcançar esse número, você fica impedido de seguir novas pessoas. O que impede a execução das tarefas da ferramenta de automação.

Mas é justamente por isso que dentro da automação no Instagram é possível configurar o aplicativo Instaeasy para que perfis deixem de ser seguidos. Assim, sua conta na rede social vai sempre ter espaço para conquistar novos clientes e ter interação de forma eficiente.

Conclusão

O Instagram no Brasil possui em torno de 69 milhões de usuários. Essa informação, junto a todas as outras que você viu até aqui, permite entender a real importância de utilizar essa ferramenta no desenvolvimento de sua empresa.

A possibilidade de alcance que essa ferramenta oferece, com a automação, é enorme. Por isso sua empresa não pode ficar de fora.

Atualmente, muitos clientes procuram uma empresa diretamente no Instagram, pois sabem que lá estão as principais informações sobre produtos, marcas, novidades e formas de contato.

Ou seja, atuar dentro dessa rede social é mais do que essencial. É através do Instagram uma das principais formas de comunicação com seu público. E mais do que isso, é através dessa rede social que a empresa consegue ficar mais próxima do cliente e criar um vínculo de comunicação que seja efetivo.

Por isso que a automação é tão indispensável assim, pois todo esse crescimento precisa ser acompanhado de forma eficiente e, sem uma ferramenta de automação, seria praticamente impossível dar conta de tanto fluxo de informações.

Por isso, baixe o aplicativo de automação e faça as configurações conforme você aprendeu aqui para que o Instagram de sua empresa comece hoje mesmo a atrair novos clientes e criar um fluxo de interações que vão resultar no crescimento de suas vendas.

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