É de conhecimento geral que, hoje em dia, é praticamente impossível ter sucesso em um negócio sem auxílio das redes sociais. Os smartphones e a internet já são parte integral do nosso cotidiano e são ferramentas que ajudam demais quem decide empreender. Mas isso só dá certo quando é feito com propriedade. É preciso utilizar as redes sociais certas e saber como usar as funções delas a seu favor, e umas delas é o perfil comercial.

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é uma rede social que não pode ser ignorada de jeito nenhum se você quer ter um negócio de sucesso. Estar presente nessa rede moderniza a imagem da sua empresa, e ela promove um contato muito direto com o cliente. Porém, tão importante quanto ter um Instagram, é saber como utilizá-lo. O seu primeiro passo deve ser a criação de um perfil comercial, e vamos explicar por quê.

Por que criar um perfil comercial ao invés de um pessoal para o meu negócio?

O perfil comercial do Instagram tem funções e recursos diferentes dos perfis pessoais, que servem para orientar e auxiliar na sua estratégia de marketing digital. Isso inclui, por exemplo, o alcance da sua conta, a quantidade de visualizações das postagens e até mesmo os dados demográficos dos seus seguidores, para que você tenha uma ideia mais precisa de qual é o seu público-alvo e possa direcionar as suas publicações.

Esse tipo de perfil conta ainda como botões interativos que facilitam o comércio e a promoção de posts pagos. Agora que você já entendeu as vantagens do perfil comercial, trazemos sete dicas que vão ajudá-lo a promover seu negócio com esse perfil. Confira conosco a seguir!

1 – Capriche no nome e na bio

O seu nome de usuário é a forma como as pessoas terão de encontrar o seu perfil. Então, nada de complicar com números, símbolos ou letras a mais. Opte por um nome fácil, que possa ser lembrado de cabeça e apareça nas mentions e barras de pesquisa sem dificuldades. Isso, por si só, já te garante mais seguidores e engajamento.

A sua bio também deve receber uma atenção especial, pois ela é o seu cartão de visitas. Coloque todas as informações relevantes sobre o seu negócio, principalmente endereço e formas de contato. Fique atento ao número de caracteres e opte por frases mais objetivas.

2 – Aposte na interação

Como a gente já comentou, uma das principais vantagens do Instagram é a facilidade de contato com os clientes. Mas você não precisa limitar essa função simplesmente à hora da compra, pelo contrário! Quanto mais você interagir e conseguir engajamento, melhor para a promoção do seu perfil.

perfil comercial

Portanto, abuse das ferramentas interativas! Crie enquetes nos stories, faça postagens com perguntas ou incentivando os seguidores a marcarem amigos. E lembre-se que isso é uma via de mão dupla, hein? Curta as publicações de seus seguidores e responda aos comentários deles nas suas postagens. Se alguém fizer uma postagem com seu produto, reposte e elogie o cliente.

3 – #useashashtagsaseufavor

As hashtags são uma importante ferramenta de pesquisa e segmentação, que promovem o seu post de forma gratuita. Você pode tanto optar por hashtags mais gerais como por marcações mais regionais, dependendo do alcance que você está buscando. No entanto, vale o bom senso.

Teoricamente, o Instagram permite o uso de até 30 hashtags por postagem. A gente sabe que dá vontade de conseguir o máximo de exposição possível, mas existe algo pior do que postagens com três linhas inteiras de hashtag? Isso polui o post e pode fazer mais mal do que bem. Então, priorize algumas hashtags que tem tudo a ver com o seu negócio.

4 – Tenha organização nas postagens

A organização é uma habilidade essencial não apenas para as redes sociais, mas para o sucesso de um negócio em geral. Se o seu objetivo é promover o seu negócio através de um perfil comercial no Instagram, você precisa ter uma estratégia e um planejamento por trás das suas postagens.

Isso começa a partir de um cronograma. Encontre o balanço para não postar com frequência demais nem de menos, e siga à risca, para que seus seguidores percebam uma padronização. Além disso, trabalhe com uma identidade visual nas imagens e uma linguagem comum aos textos. Isso mostrará que você leva seu negócio a sério.

5 – Faça parcerias

Hoje em dia, é inegável a importância dos influenciadores digitais dentro das redes. Contando com milhões de seguidores, essas pessoas tem um alto poder de persuasão, e podem alavancar as suas vendas de forma significativa ao promoverem seus produtos. Portanto, vale muito a pena investir em parcerias com influencers.

Primeiramente, identifique o seu público-alvo, e então busque influencers que efetivamente dialoguem com esse público. De nada adianta uma influencer famosa por suas maquiagens se o seu público-alvo é majoritariamente masculino, por exemplo. O perfil do seu embaixador precisa ser coerente com o seu produto.

6 – Explore as ferramentas da rede

O Instagram vai muito além do feed, e as empresas que conseguem trabalhar com as diversas ferramentas oferecidas conseguem muito mais engajamento e popularidade. Não subestime a importância dos stories, que por vezes são mais visualizados do que as postagens da linha do tempo.

perfil comercial

Atualmente, o Reels e o IGTV também tem sido muito utilizados, por permitirem a publicação de vídeos um pouco maiores. Explore essas ferramentas, descubra quais são as tendências e adapte-as de forma a promover seu negócio. O uso delas mostra que a sua empresa está antenada e inserida no mundo contemporâneo.

7 – Priorize a qualidade

Para que a sua empresa passe uma imagem profissional, é muito importante prezar pela qualidade das suas fotos e vídeos. Isso vai desde cuidados com o enquadramento e o fundo das fotos até o uso de ferramentas de edição. Uma imagem vale mais que mil palavras, e as fotos e vídeos são o coração do Instagram. Então, é importante contar com boas imagens.

Quer contar com um bom gerenciamento de redes sociais, que ajude a promover o seu negócio através do perfil comercial? Faça um teste grátis para conhecer o Instaeasy, uma plataforma de gerenciamento e automação para Instagram. Divulgue seu Instagram de forma prática e com muito sucesso!

Comentários