Para evitar problemas e manter sua conta ativa sem limitações, é preciso seguir algumas regras de boas práticas, para ajudar você, laboramos um guia completo com os 9 truques para não ser bloqueado no Instagram.

Com as mudanças nas regras na plataforma, é cada vez mais comum pessoas descuidadas receberem uma punição de ação bloqueada e até ter a conta desativada por tempo indeterminado.

O Instagram está cada vez mais focado em garantir que pessoas mal intencionadas não venham interferir nas experiências dos usuários na plataforma, por isso está investindo tempo e recursos na criação de tecnologias de monitoramento.

Logo, para que a sua conta não seja penalizada é importante seguir algumas orientações de uso e ficar atento as dicas que vamos dar. Acompanhe!

O Instagram endureceu as regras?

Com o crescimento da plataforma e o aumento de usuários, o Instagram também percebeu que muitas pessoas encontraram maneiras ilícitas para aumentar a visibilidade e conseguir mais engajamento em suas contas, entre outros.

Com um crescimento significativo no número de perfis robôs (bots), a plataforma decidiu reformular sua política de serviços. Para evitar o surgimento de perfis inflados com milhares de seguidores e pouca interação social.

Logo, as regras foram endurecidas para punir usuários que de alguma maneira tentem violar as diretrizes de uso para se beneficiar.

Caso o seu perfil efetue alguma ação que vá contra as práticas recomendadas pela plataforma estará sujeito a diversas penalidades como:

  • Alcance dos posts reduzido.
  • Redução no número de interações.
  • Ser impedido de comentar, curtir e até publicar.
  • Ter a conta suspensa ou ser banido da plataforma.

Perfis considerados suspeitos no Instagram.

O Instagram vem combatendo com bastante rigor a prática de uso de contas falsas e bots na plataforma.

A rede social deixa bem claro que os usuários que possuem comprovadamente contas falsas são banidos automaticamente da rede social e, se identificados, os usuários que compram esses seguidores também são punidos.

Logo, o uso de contas falsas é rigorosamente fiscalizada, então é importante evitar que sua conta seja vista como uma possível ameaça as diretrizes da plataforma.

A primeira coisa que você precisa saber é: quais as categorias de perfis são vistos pela plataforma como suspeitos para assim entender o porquê de certas orientações para não ser bloqueado no Instagram.

Existem vários tipos de perfis que podem entrar na lista de suspeitos da plataforma, porém vamos falar dos que uma pessoa normal, que foi apenas um pouco descuidada, poderá ter o seu acusado.

Perfis recentes.

Perfis falsos são criados em abundância para inflar números, logo, contas criadas recentemente sem informações detalhadas e sem publicações chamam a atenção do Instagram, e podem ser consideradas bots.

Contas com mais tempo de uso e que possuem poucas publicações, também são suspeitas, assim como o outro extremo, perfis recém-criados com muitas postagens em pouco espaço de tempo.

Um perfil assim é suspeito, porque muitas contas são criadas nessas diretrizes para comprar seguidores ou seguir pessoas.

Poucos seguidores e muito seguidos.

Contas falsas ou robôs em geral apresentam uma grande diferença entre os números de seguidores e de perfis que segue.

Uma discrepância muito alta entre os números é um forte indicativo de que o perfil é falso.

As contas de redes sociais, em geral, possuem quase a mesma quantidade de seguidores e seguidos, com exceção de perfis famosos e influenciadores.

Foto do perfil.

A foto é um sinal de que o perfil pode ser falso, ausência de foto, fotos pouco espontâneas ou não realistas, pode ser vistas com suspeita.

bloqueado

Bio em branco ou artificial.

Perfis falsos e robôs não tem a preocupação de otimizar a Bio, logo, dê atenção a esta parte do seu perfil, nunca a deixe em branco e coloque informações ricas e coerentes com a proposta do perfil.

Uso massivo e aleatório de hashtags.

O uso aleatório e massivo de hashtags, é um sinal de alerta para o Instagram, se um post possui um número muito grande de hashtags, e principalmente, que não possuem ligação com o tema do conteúdo, o algoritmo da plataforma já reduz o alcance consideravelmente e ainda pode sinalizar que seu perfil é possivelmente spam!

Baixos níveis de interação.

Outro aspecto verificado pelo algoritmo da plataforma é se as publicações possuem um nível condizente de interação na conta com curtidas e comentários autênticos.

9 truques para evitar ser bloqueado no Instagram.

Vamos agora falar de como evitar ser punido pela rede social, com alguns truques simples, para evitar ser bloqueado no Instagram.

Essas dicas valem tanto para contas pessoais quanto contas comerciais, então estude e pratique eles e com certeza sua conta estará segura!

Evitando ser classificado como spam.

Ao praticar ações repetitivas que possam parecer, para a plataforma, como artificial, de acordo com as diretrizes do Instagram você poderá ser classificado como spam.

Cuidado também com comentários ou conteúdos repetidos, ou tentar contato de maneira insistente com as mesmas pessoas, para fins comerciais.

bloqueado

Antigamente, era mais fácil passar pelo monitoramento do Instagram, mas hoje em dia é muito difícil seguir com algumas práticas e não ser punido pela rede social.

Vamos a alguns números importantes sobre a frequência de ações que podem caracterizar spam:

  • Se o seu perfil der mais de 350 likes por hora, será visto como um excesso é pode ser banido pela plataforma.
  • O limite considerado normal para seguir são 20 perfis por hora, se sua conta seguir mais do que isso será visto como um possível perfil robô, lembre desse número, um perfil pode seguir apenas 7.500 pessoas.
  • Outro meio de acabar sendo bloqueado diretamente é fazer comentários duplicados, mesmo que seja emojis!
  • Evite mencionar usuários que não segue você, e limite-se a mencionar no máximo 5 perfis por comentário.

Complete os dados da sua conta.

Procure completar seu perfil corretamente com dados atualizados, se possível sincronize com o Facebook, faça uma biografia, coloque uma foto de perfil e post algumas fotos, só então comece a interagir com outros perfis.

Lembre-se se o Instagram pensar que você deu informações falsas, poderá classificar seu perfil como bot e certamente sua conta será excluída.

Verifique se o seu conteúdo é apropriado.

A plataforma possui um grande público menor de idade, por isso, é muito rígida quanto a publicação de imagens inapropriadas e com nudez.

Os conteúdos proibidos são, de acordo com o Instagram, vídeos, fotos, ilustrações ou computação gráfica que contenha:

  • Relações sexuais.
  • Partes íntimas.
  • Nádegas totalmente expostas.
  • Mamilos femininos.

São atribuídas exceção nos seguintes casos:

  • Mastectomias cicatrizadas.
  • Amamentação.
  • Nudez em pinturas e esculturas sem conotação sexual.

Verifique se seu conteúdo não pode de alguma forma ser caracterizado como inapropriado, nas diretrizes da plataforma.

Muitos usuários tiveram problemas com suas publicações por pensarem que o conteúdo era inofensivo, mas a plataforma não tinha a mesma opinião.

Violação de direitos autorais.

A violação de direitos autorais e vista de forma negativa em todas as plataformas de entretenimento.

O Instagram em especial é muito rígido quanto a veiculação de conteúdo protegido.

Existem casos relatados de perfis bloqueados ou até banidos por publicarem conteúdos com músicas de fundo em ambientes públicos.

Conteúdos protegidos por direitos autorais, segundo o Instagram são:

  • Sonoro: gravações de voz, som e músicas.
  • Escritos: peças, livros, artigos, partituras, manuscritos.
  • Visuais: filmes, vídeos, programas de TV, videogame, pinturas e fotos.

Você pode manifestar a ideia igual e os mesmos fatos que outro autor, porém não deve copiar a maneira desse autor expressar a ideia ou fato, segundo a política de direitos autorais do Instagram.

A melhor forma de não ser penalizado é publicar conteúdos originais ou se realmente necessário divulgar conteúdo de outros, solicite a autorização por escrito.

Limite o uso hashtags.

As famosas hashtags, são um método utilizado para marcar a categoria de uma publicação, ou seja, a palavra que é o tema do conteúdo postado.

O Instagram limita a quantidade de hashtags por post em 30, porém muitos especialistas sugerem manter entre 5 e 7 hashtags, é aconselhável também variar com frequência a para evitar reduzir o alcance das suas postagens.

Cuidado com as hashtags banidas, como as ligadas a troca de likes e conteúdo inapropriado, é importante monitorar a lista de hashtags banidas, porque algumas, aparentemente normais, como #medicina, #valentinesday e #sextou, também estão na lista de banidas da plataforma, porque muitos perfis utilizaram para divulgar conteúdo impróprio.

Cuidado com o unfollow.

Evite deixar de seguir muitos perfis de uma vez, lembre-se você não quer que seu perfil seja confundido com um perfil spam ou robô. Você também pode ser bloqueado por realizar ações repetitivas de unfollow.

Para evitar isso, ao decidir fazer uma limpeza, procure dividir a tarefa em alguns dias ou então uma ferramenta de automação, o Instaeasy.

Publicar com excesso.

Cuidado com o excesso de publicações, o ideal é evitar publicar demais no mesmo dia no feed, seu perfil pode perder alcance ou até mesmo ser classificado como spam e consequentemente, bloqueado.

Importante usar uma estratégia de publicação consistente, e evitar os excessos.

Cuide da produção de conteúdo.

Uma dica importante, redes sociais como o Instagram, querem que o conteúdo entregue a seus usuários seja interessante e útil, então leve isso em consideração, e você será favorecido pelo algoritmo da plataforma.

Procure gerar valor para o público que deseja alcançar, use corretamente as hashtags, e procure manter uma atividade coerente para não ser confundido com um robô de automação.

Interaja com os seus seguidores, publique no Story e responda a comentários, para assim manter seu engajamento orgânico.

Acompanhe as atualizações da rede social.

As políticas de plataformas estão sempre passando por atualizações e melhorias, é importante que você e sua equipe, estejam sempre atentos as novidades.

Se atualizar sobre as regras é a melhor maneira de manter sua conta ativa e com bom alcance.

Acompanhe sites e blogs que entregue conteúdo confiável sobre o assunto.

Foi bloqueado no Instagram? Veja como resolver.

bloqueado

Consulte frequentemente as políticas da rede social, fique de olho nas atualizações dos termos de uso.

Tenha como cerne da sua estratégia de conteúdo, material original e produzido com ética e transparência, procure ponderar bem o limite entre cópia e inspiração.

O Instagram sinaliza a maioria das ações antes de bloquear ou banir um perfil, geralmente o aviso aparece na área superior do feed do perfil.

Para evitar punições mais severas e para normalizar o perfil, vamos dar algumas dicas importantes:

Contate o suporte.

Caso seu perfil seja penalizado entre encontrado com o suporte da plataforma. Acesse, as configurações do seu perfil, e vá à opção reporte um problema.

Por lá você tem contato com os responsáveis, pode solicitar uma análise de caso e ter uma previsão de quando sua conta terá a atividade normalizada.

Pare de utilizar a conta.

Caso sua conta seja categorizada como spam, por fazer ações em série, o indicado é parar de utilizar a conta por algum tempo, o recomendado é algo em torno de 48 horas.

Para assim mostrar para o Instagram que o perfil não pretende mais cometer nenhuma infração aos termos de uso da plataforma.

Ao fazer isso o Instagram poderá entender que a situação foi normalizada e suas publicações podem voltar a ter um bom alcance.

Como melhorar o alcance sem ser bloqueado?

Se você deseja crescimento orgânico nas redes sociais, é importante investir tempo e esforço, se você é empresário, será preciso investir tempo ou recursos preciosos para cuidar dessa parte importante da sua estratégia de divulgação.

Para ajudar nessa tarefa e ainda manter sua conta segura evitando que uma má administração do perfil possa levar ser bloqueado no Instagram, o uso do Instaeasy é um ótimo caminho.

A ferramenta Instaeasy, nela você insere informações como perfis, localizações e hashtags para que encontre o seu público-alvo, ele interage de maneira inteligente e orgânica, respeitando as diretrizes da plataforma.

Gostaria de saber mais sobre o Instaeasy? Confira como potencializar seus resultados e economizar recursos importantes para o seu negócio, acessando o site.

Comentários