A hashtag (o famoso jogo da velha #) é usada em várias redes sociais. O seu objetivo é facilitar as pesquisas relacionadas a determinado conteúdo. O uso correto de hashtags pode fazer toda a diferença na estratégia de marketing digital de uma empresa. Antes de aumentar o alcance das publicações por meio da utilização de hashtags, precisamos entender que esse sinalzinho (#) faz muito mais do que deixar as palavras de outra cor.

O que são as hashtags (#)

A hashtag foi criada como parte de um sistema pensado para organizar os conteúdos postados nas redes sociais. Toda vez que uma hashtag é acrescentada a algum texto, é como se o usuário estivesse dizendo que esse é o tema sobre o que escreveu. De certa forma, ele classificou seu texto dentro de uma categoria.

hashtags

Agora vem a parte interessante, vários conteúdos publicados na internet usam as mesmas hashtags e, se você quiser saber o que as pessoas estão falando sobre esse assunto, basta clicar na palavrinha em azul para acessar todos os posts que também foram marcados com a mesma hashtag.

Dessa forma, o uso correto de hashtags é uma estratégia para fazer com que suas postagens alcancem um número maior de pessoas, e o melhor, de forma gratuita! Utilizar as marcações da forma certa é o primeiro passo para que um conteúdo viralize (seja assistido/lido/visto por várias pessoas e/ou vire assunto na internet) nas redes sociais.

A história das hashtags (#)

As hashtags não são novidades, na verdade, elas foram introduzidas no ambiente das redes sociais em 2007 pelo Twitter. No começo ela não fez muito sucesso entre os usuários.

Dois anos depois, em 2009, o Twitter lançou uma nova funcionalidade: toda palavra precedida de hashtag (#) passou a ser hiperlinkada. Ou seja, toda a vez que um usuário clicasse sobre uma das hashtags ele teria acesso a todas as postagens que também foram marcadas com a mesma #. Os usuários adoraram a nova função e as hashtags conquistaram seu espaço online.

O sucesso foi tanto que outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também passaram a hiperlinkar as hashtags colocadas nos posts feitos pelos seus usuários.

hashtags

O uso correto de hashtags (#)

Pode parecer muito simples usar uma hashtag, basta acrescentar o jogo da velha (#) na frente de qualquer palavra ou expressão que faz parte do seu conteúdo. Entretanto, as coisas não funcionam bem assim. Colocar a # nas palavras e expressões erradas, em vez de aumentar o alcance da publicação, pode fazer com que seja mais difícil encontrar o seu conteúdo.

A primeira coisa a fazer é aprender a escrever com hashtags. Para que o conteúdo seja marcado em determinado assunto, a hashtag precisa ser escrita da forma correta. Por exemplo, uma das hashtags mais utilizadas no mundo é #love, percebe como ela está escrita sem espaços? Esse é um uso correto de hashtag, a informação deve ser escrita toda junta para formar a #.

Além disso, escolher as hashtags certas é fundamental para o sucesso de sua postagem, por isso, antes de definir quais expressões marcar, faça uma busca pelas hashtags mais usadas no momento, quanto mais popular a marcação, mais chances o seu conteúdo terá de alcançar um número maior de pessoas. Mas lembre-se, escolha as hashtags que tem a ver com o conteúdo que você está produzindo.

Outras formas de uso correto de hashtags são:

Prefira perfis públicos para trabalhar com as hashtags. Publicações postadas em perfis e grupos fechados não tem o mesmo alcance daquelas feitas em murais, onde todos podem visualizar e comentar. Qualquer usuário pode ter acesso aos conteúdos postados em perfis públicos e isso facilita a viralização de um post.

Escolha as palavras certas! Dê preferência para termos e expressões que sejam fáceis de escrever e de memorizar, também, escolha palavras mais curtas para evitar poluição visual nas publicações.

Pesquise quais palavras combinam mais com a rede social que está utilizando. As # mais usadas no Twitter não são as mesmas do Instagram, por exemplo. Isso porque, o público das duas redes sociais é diferente. Lembre-se de sempre fazer um conteúdo voltado para o perfil dos usuários da sua rede social.

Se você pensa que utilizar várias hashtags vai te ajudar, você está enganado. Exagerar na quantidade de marcadores atrapalha a leitura e causa poluição visual, isso afasta os leitores e diminui o número de interações. Cada rede social funciona de uma forma, sempre se informe para saber qual é o padrão adequado de hashtags para cada uma delas.

O uso correto de hashtags determina que não se escreva tudo em uma hashtag. Por exemplo, #omeutênisémelhorqueodoconcorrente. Essa construção é extremamente ineficaz. Primeiro, porque não existirão outras marcações como essa e, segundo, dificulta a leitura e a interpretação da mensagem que se quer passar. Sendo assim, opte por uma construção parecida com essa: #tênis é #melhor que o do concorrente.

Se uma frase de hashtag não funciona, um hashtag por palavra também não. Construções como essa: #meu #tênis #é #melhor, criam um baixo nível de engajamento, já que o texto fica perdido no meio de tantas categorias diferentes e que não refletem o conteúdo postado.

O uso correto de hashtags envolve a ortografia. Preste atenção na forma correta de se escrever as palavras e expressões, # escritas de forma errada diminuem o alcance e a visibilidade dos conteúdos.

– Atenção redobrada aos conteúdos marcados com hashtags. Todas as redes sociais possuem regras e filtros de publicação, se a hashtag for uma frase ou termo considerado obsceno a rede social pode bloquear o perfil. E perfis bloqueados não são bem-vistos pelos usuários

– Por último, não tente enganar os seguidores e usuários. Se o seu conteúdo contém qualquer forma de propaganda, deixe isso bem claro para todos. Caso contrário, a publicação pode ser denunciada e o perfil poderá sofrer alguma punição.

Use Hashtags dentro do Instaeasy para te ajudar a encontrar o público correto

Nas configurações do Instaeasy você pode adicionar as Hashtags relacionadas com seu público. Assim a plataforma irá fazer uma varredura através das hashtags adicionadas para encontrar seu público.

Faça um teste grátis no Instaeasy para usar as hashtags a seu favor!

Comentários