A era digital transformou a maneira na qual vendemos. Grande parte das empresas já entendeu o potencial que simples posts nas redes sociais podem proporcionar para o seu tipo de negócio. Hoje em dia, os perfis comerciais estão cada vez mais presentes nesse universo. Mas será que é tão simples assim? Você sabe como explorar esse recurso da melhor maneira?

Cerca de 3,2 bilhões de pessoas estão presentes de alguma maneira nas redes sociais. Isso representa aproximadamente 40% da população mundial. Por mais que migrar o seu negócio para a internet seja importante nos tempos atuais, não basta apenas criar um perfil e vender.

Assim como funciona no marketing tradicional, no digital também é necessário ter um bom planejamento. O sucesso é o resumo de conteúdos consistentes, que provoquem uma identificação do seu público-alvo com a sua marca. Para isso, é preciso ter o cuidado de garantir a frequência e a qualidade do que é compartilhado.

Saber explorar as redes sociais da melhor maneira poderá te ajudar a aumentar o seu número de leads e vendas, além de poder criar uma identidade com os seus consumidores. Diante disso, vamos mostrar algumas dicas que você precisa levar em consideração ao elaborar o seu plano de conteúdo.

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1- Entenda o seu público-alvo

Captar novos leads? Efetuar a venda de determinados produtos? Não importa o seu objetivo, uma coisa nunca pode ser deixada de lado: o planejamento. Ele irá te auxiliar na criação das melhores estratégias para alcançar as suas metas na internet.

O primeiro passo para descobrir qual o tipo de conteúdo que irá postar, é identificar o seu público-alvo. Conhecer a fundo, como ele se comporta nas redes sociais, os seus gostos e preferências, o momento em que está mais presente online. Quanto mais informação tiver, maiores as chances de conseguir chegar até ele e impactá-lo de maneira positiva. Isso poderá te ajudar até mesmo na hora de programar os dias e horários das suas postagens.

2- Métricas

Conhecendo quem é o seu público, agora é momento para avaliar quais recursos você tem para produzir os diferentes tipos de conteúdo que é possível criar em uma rede social. Um bom plano de marketing digital pode ajudar você a saber não só o que postar, como também como chegar até os seus potenciais clientes.

Não basta apenas criar uma planilha, embora ela possa ser importante nesse processo. Analisar as métricas de cada rede social, além de gerar relatórios regularmente, irá te ajudar a entender quais ajustes precisa fazer e qual a melhor decisão a ser tomada em determinada situação. Ela vai lhe mostrar dados relevantes, como perfil dos seus seguidores, dias e horários que estão mais ativos (que geralmente deve ser levado em consideração na hora de postar), idade, gênero, localização, entre outros.

3-Planilha

Por mais que apenas criar a planilha não seja a solução para o seu negócio, ela é importante no que se refere organização. Montar um esqueleto das suas tarefas nela vai ajudar você a conseguir seguir o plano de conteúdo. Se desejar, divida ela em partes, separando a sua agenda de obrigações (como dias e horários das publicações) e lista de ideias de posts.

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Essa segunda opção é uma alternativa interessante, pois poderá funcionar em momentos onde não tiver ideia de qual tipo de conteúdo poderá produzir. Ela servirá até mesmo como um brainstorming, que é uma tática adotada para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo.

4-Leve em consideração feriados

Um bom resultado nas redes sociais exige frequência. Muitas empresas tendem a não ter expediente nos feriados nacionais e regionais. Isso deverá ser levado em consideração no planejamento. Seja um profissional contratado, freelancer, ou até mesmo você, dono do negócio, se programe caso não pretenda trabalhar nesse dia. Pensar, com antecedência, nos posts vai lhe garantir que o conteúdo será entregue, mesmo com a sua ausência.

O Instagram mesmo disponibiliza uma ferramenta que te permite agendar posts. O melhor de tudo é que isso pode ser feito sem nenhum custo. Tendo o conteúdo, basta definir os dias e horários de cada e colocar no calendário da rede social, que fará isso de forma automática.

Alguns tipos de datas comemorativas também precisam ser consideradas, até mesmo para direcionar o seu tipo de conteúdo naquela ocasião. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa, são momentos que muitas marcas e empresas exploram a fundo para alavancar as vendas. Posts temáticos, promoções, campanhas específicas deverão planejadas com o máximo de antecedência.

5 – Como aumentar o número de seguidores

Para que o seu conteúdo tenha alguma utilidade, é preciso que ele chegue até o seu público-alvo, não é verdade? Nas redes sociais isso se torna mais eficaz quando se tem seguidores. Mas não basta ter apenas números. O engajamento deles com os seus posts é essencial, até mesmo para ajudar a impulsionar o seu conteúdo, de modo que mais pessoas cheguem até você.

Seja solícito, promova enquetes, abra caixas de perguntas, interaja a todo momento com o seu público. Um perfil ativo, que demonstre se importar com o cliente tem maiores chances de obter sucesso. Uma outra forma de ganhar seguidores e impulsionar o seu perfil é através de concursos culturais ou sorteios. Contudo, no caso da segunda opção, isso deverá ser feito dentro da legalidade. Apesar de ser algo comum de se ver, sorteios não podem ser feitos sem a autorização do governo.

O Instaeasy pode te ajudar nessa missão de aumentar o número de seguidores . Isso é porque o Instaeasy é uma ferramenta de automação que realiza ações automáticas no seu perfil ajudando a atrair seu público-alvo de fato. Com a ferramenta fazendo as ações para você, sobra tempo para se concentrar na criação dos posts.

6- Tipos de posts

As redes sociais te oferecem uma gama de possibilidades. É possível criar conteúdo de diversos formatos: artes, vídeos, fotos, enquetes, dentre outros. Além do seu produto ou serviço, é possível trazer informação e dicas, que podem complementar direta ou indiretamente o seu negócio.

Um exemplo. Digamos que você seja uma loja que venda produtos de beleza, entre eles, maquiagem. Mais do que vender um batom ou uma paleta de sombra, que tal ensinar algumas técnicas para os seus seguidores? Um vídeo tutorial no feed, ou reels, no Instagram mostrando dicas vão despertar o interesse daqueles seguidores, até mesmo em querer adquirir os seus produtos, além de criar um vínculo com eles.

Uma ideia é dividir os dias da semana, programando quais conteúdos serão publicados em cada um. Se isso for feito com frequência, o seu público mesmo saberá quando terá novidades e já estará aguardando os seus posts.

Leve em consideração alguns cuidados como direcionar onde cada post será postado. Alguns tipos de conteúdos, como opinião dos consumidores, bastidores e promoções, podem ser postados nos stories (até mesmo salvo nos destaques). Deixe os mais relevantes e impactantes para o feed, que deverá ter uma identidade visual.

Instagram: conteúdo

Criar um conteúdo pode ser algo simples ou, em alguns casos, mais demorado. Caso a sua agenda costume ser corrida, programe um ou dois dias para focar apenas na criação antecipada dos materiais que serão postados. Isso lhe dará tempo para criar melhor e ajustar o tempo. Essa técnica pode ser mais vantajosa, apesar de não ser uma regra.

Até mesmo porque tem empresas que contam com um profissional ou equipe à disposição para criar conteúdo diariamente. Fora que também há situações que exigirão algo mais momentâneo e factual. O importante é ter disciplina para garantir que as postagens serão feitas regularmente.

Se você gostou desse post e deseja ter mais informações sobre como atrair mais pessoas para seu perfil do Instagram, acesse o site do Instaeasy. É possível fazer um teste grátis na fermenta.

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