As redes sociais são cada vez mais utilizadas nas estratégias de marketing e divulgação de empresas de todos os segmentos. Entre todas as plataformas, uma se destaca pelos recursos disponíveis para empresas e também pela aceitação do público: o Instagram.

Uma plataforma com perfil mais jovem, apesar de contar com usuários de todas as idades, o Instagram hoje é muito mais do que apenas um álbum de fotos, no qual as pessoas compartilham os acontecimentos da vida. O Instagram se transformou em uma importante ferramenta de divulgação de conteúdos e de oferta de produtos com formas bem específicas de interação.

Além de imagens bonitas e um feed interessante, é preciso conhecer técnicas que ajudam a estimular o engajamento dos usuários com o perfil comercial da empresa, para assim aumentar as vendas. É importante perceber, entretanto, que existem formas orgânicas – como são conhecidas as estratégias que não envolvem investimentos em dinheiro – ou pagas para fazer crescer um perfil comercial no Instagram.

As orgânicas são bastante eficientes, mas exigem um tempo maior para gerar os resultados desejados, enquanto as estratégias em mídia paga proporcionam velocidade a esse crescimento.

O Instagram em números

Ninguém pode negar a potência que se transformou o Instagram em poucos anos. Se no início a proposta era apenas o compartilhamento de fotos de viagens, hoje ele é uma importante ferramenta para os e-commerces, tornando-se um canal de vendas.

Há algum tempo o Instagram superou o número de um bilhão de usuários ativos por mês utilizando a plataforma, sendo que diariamente mais de 500 milhões de pessoas acessam seu perfil. Cerca de 70% dos usuários têm menos de 35 anos. Outro dado interessante é que quase 90% desses usuários segue, pelo menos, um perfil comercial. Esses dados são do próprio Instagram. Além disso, o Instagram é a rede social com maior engajamento.

83% dos usuários da plataforma usam a rede social para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes e efetivar uma compra. E tudo indica que o Instagram está caminhando para ser uma plataforma de compras. Nos Estados Unidos a rede social já oferece o recurso de Compras, inclusive com checkout, compondo um verdadeiro marketplace.

Como encontrar e atrair as pessoas certas para o seu perfil no Instagram?

Nas redes sociais, quanto maior o número de pessoas seguindo um perfil, maior também é a audiência dele. E, quanto maior for a audiência, maior é o público que potencialmente pode comprar.

perfil comercial

Porém, quando o perfil é novo e principalmente se for um perfil comercial, pode ser difícil chamar a atenção do público e aumentar a base de seguidores. Mas existem técnicas que podem ser utilizadas, e você vai conhecer as principais e mais eficientes agora.

1- Esqueça o “jeitinho”

No início do Instagram muitos perfis de empresas e de personalidades compraram seguidores e curtidas e fizeram seus números crescerem dessa forma. Essa era uma maneira de parecer ser mais famoso e procurado do que realmente eram. O problema desse tipo de ação é que esses seguidores e curtidas comprados são artificiais, normalmente feitos em perfis falsos ou em contas inativas, ou seja, não existe de verdade uma pessoa, um potencial consumidor ali interagindo com a publicação.

Comprar seguidores ou curtidas satisfaz apenas a vaidade da empresa ou da personalidade, mas na verdade não significa nada, já que não gera resultado. Justamente por isso, vemos tantos perfis enormes, com milhares ou milhões de seguidores, que não conseguem vender nada quando fazem uma oferta. É muito bom ter uma grande audiência, desde que ela seja verdadeira e que tenha interesse na marca. Se não for assim, é impossível transformar essas pessoas em clientes.

O foco de todo perfil comercial deve ser ter um bom número de seguidores reais, que possam sem convertidos em clientes com o tempo.

2- Conheça o seu público e crie conteúdos direcionados

Antes de se preocupar com o seu número atual de seguidores é preciso saber quem você quer atrair. Com essa informação, o próximo passo é pensar em conteúdos que sejam interessantes para essa audiência e que gerem a identificação dessas pessoas com a marca.

Descubra quais conteúdos são importantes para essas pessoas, quais são as principais dúvidas e objeções e alinhe essas informações com suas publicações.

Crie conteúdos adequados para esse público, direcionando a comunicação, o estilo de imagens, os horários e a regularidade das postagens. Conteúdos interessantes são comentados e compartilhados por outras pessoas.

3- Tenha uma linha editorial clara

Definir uma linha editorial é um dos primeiros passos para organizar sua estratégia. Isso significa que todos os conteúdos devem seguir um mesmo conceito tanto relacionado à linguagem, quanto à imagem utilizada.

Usar um mesmo padrão de fontes, de cores e de estilos é o ideal para criar uma identidade visual forte, que faça o usuário saber que aquele post é do seu perfil, mesmo sem ver o nome.

4- Tenha uma Bio clara e específica sobre a empresa

A Bio é um espaço estratégico para sua empresa se comunicar com o público. Quando alguém quer saber mais sobre o perfil comercial procura a Bio, então ela funciona como um cartão de visitas. Nela é possível mostrar a identidade do negócio e valorizar a imagem dele, mas para isso é preciso saber utilizar esse recurso.

A Bio tem um limite de 150 caracteres, sendo assim é preciso resumir e especificar bastante o que será colocado ali. Mas ela é um dos poucos lugares em que é possível colocar um link, que também precisa ser bem pensado para potencializar essa oportunidade.

Uma dica para economizar nos caracteres: use os emojis para substituir palavras quando for possível. Coloque um emoji de telefone ao invés da palavra, um envelope no lugar da palavra e-mail. E use o restante do espaço para transmitir uma ideia clara sobre os valores e propostas da marca.

Leve em consideração qual transformação no mercado sua empresa promove e quais benefícios são entregues aos clientes. Pense sobre quais argumentos são importantes para alinhar o negócio com os seguidores que você deseja atrair.

E não se esqueça de usar um bom call to action, que é o próximo passo que o cliente precisa dar. Convide para conhecer o site, para baixar um material gratuito, para participar de algum evento.

Mas lembre-se de que as páginas de destino inseridas no link devem ser responsivas, já que o usuário acessará pelo dispositivo móvel.

5- Escolha as melhores hashtags

As hashtags são muito importantes para ampliar o alcance das publicações no Instagram, mas elas precisam ser escolhidas com cuidado. Não adianta colocar as 30 hashtags mais utilizadas no momento e que nada tem a ver com o seu conteúdo.

perfil comercial

As hashtags ajudam a fazer o seu post ser encontrado por pessoas que, muitas vezes, não conhecem o seu perfil, mas como o interesse é trazer pessoas qualificadas para a sua empresa, não pode ser qualquer hashtag.

Elas precisam estar relacionadas com o seu conteúdo, com a sua marca. O ideal é usar, em média, 5 hashtags seguindo uma estratégia:

• # relacionada ao produto;

• # relacionada ao momento (pode ser #tbt, ou um evento específico, ou dia da semana, etc);

# de contexto (relacionada ao tema do post);

# de ação (#dicadodia, #novidade #lançamento);

# de marca (nome da campanha ou da marca);

Utilize pelo menos uma hashtag de cada categoria. Se você quiser pode criar um banco de hashtags dividido por categorias e quando for postar é só ver as que mais se adequam à publicação para não ficar usando sempre as mesmas.

6- Use emojis na legenda

A maioria dos usuários verdadeiros usa emojis nos seus comentários e legendas e, portanto, quando as pessoas se deparam com esse tipo de comunicação, inconscientemente, tendem a reconhecer aquele texto como sendo de outra pessoa.

perfil comercial

E essa humanização é muito importante, já que pessoas interagem e compram de outras pessoas.

O próprio Instagram revelou, em uma pesquisa de 2015, que 50% das publicações usavam, pelo menos, um emoji. As legendas que possuem essa característica são mais atrativas, chamativas, geram empatia e trazem mais seguidores.

7- Faça parcerias estratégicas

O Instagram está repleto de influenciadores digitais que, tendo um perfil sério e bem direcionado, conseguem influenciar uma parcela de pessoas. E eles são um excelente caminho para crescer organicamente.

E, se você escolher um micro influenciador do seu nicho, existe uma grande chance de conseguir uma parceria não paga.

Para chegar até eles interaja com essas pessoas de maneira natural primeiro, envie seus produtos e, finalmente, proponha a parceria não paga. Os collabs são também uma excelente estratégia de marketing.

Collabs são parcerias entre marcas, que podem ocorrer por meio da entrega de conteúdos interessantes em Lives, realizadas em conjunto no Instagram, mas também podem ser vistas em parcerias para lançamentos de produtos com o nome do influenciador.

Nesses casos a marca atinge o público que segue o influencer, aumentando o seu alcance de possíveis consumidores, e o influencer é monetizado com os royalties provenientes do licenciamento da sua marca.

8-Divulgue o seu perfil em outros canais

Se você quer fazer crescer o perfil comercial da sua empresa no Instagram precisa divulgá-lo em toda a sua comunicação externa à plataforma.

Se você tem uma base de leads que é nutrida com e-mail marketing, insira o link do seu perfil e convide a pessoa para seguir. Faça o mesmo em seu site, nas outras redes sociais, insira o seu @ no cartão de visita, nos flyers e em qualquer comunicação com o público.

Essa estratégia multicanal certamente trará muitos novos seguidores que podem se tornar divulgadores da marca e consumidores em potencial.

9- Interaja com o público

O Instagram é uma rede social e, sendo assim, é esperado que os perfis interajam. Toda vez que alguém comentar uma publicação no seu perfil, responda, mesmo que seja simples.

Outro fator de interação importante é curtir e comentar as publicações dos seguidores no perfil deles. Isso aumenta a propensão deles estarem dispostos a engajar com a marca.

Os comentários nas publicações também são excelentes para atrair novos seguidores. Quando você interage com um perfil que ainda não conhece a sua empresa é normal que a pessoa visite o perfil e que siga de volta.

Essa é uma excelente estratégia para aumentar seguidores engajados, mas pode se tornar extremamente cansativo se você não tiver uma ferramenta adequada para fazer o trabalho.

Hoje existem no mercado ferramentas de automação para o Instagram que auxiliam justamente nessa atividade, como o Instaeasy.

Quando bem configurado, o Instaeasy ajuda a aumentar a interação com outros perfis selecionados por meio de segmentações específicas como hashtags relevantes, seguidores de perfis concorrentes ou do mesmo nicho, localização, etc.

A ferramenta realiza ações automaticamente, e dessa forma consegue chamar a atenção de pessoas com o perfil desejado, aumentando consideravelmente o número de potenciais clientes no perfil.

E não se esqueça do Direct, que pode gerar um efeito surpreendente. Nele também é possível incluir links clicáveis, então você pode enviar um convite específico para conhecer o site, ou para se cadastrar em um evento, ali mesmo, diretamente.

10- Tenha frequência e constância nas publicações

A cada dia que passa mais pessoas e empresas usam o Instagram para divulgar seus trabalhos e negócios e com isso o número de publicações só aumenta.

perfil comercial

O resultado é que o tempo útil das publicações tem diminuído, o que significa que quando uma pessoa entra no Instagram horas depois da sua publicação, existe uma grande chance de ela não visualizar o conteúdo.

Por isso é muito importante ter frequência e constância nas publicações do seu perfil. Dessa forma você cria uma rotina e o seu seguidor espera pelo conteúdo da sua empresa, ele procura por isso.

Não existe uma frequência certa. Muitos perfis conseguem crescer com duas publicações por semana, enquanto outros fazer três publicações por dia. A diferença é a velocidade com que esse crescimento acontece.

Uma dica interessante é investir em mídia paga e impulsionar os seus posts para que eles alcancem mais pessoas do que aconteceria de forma orgânica.

Agora você já conhece as principais estratégias para fazer crescer um perfil comercial no Instagram. Coloque-as em prática agora mesmo!

Quer saber tudo sobre o Instagram? Então continue acompanhando os conteúdos do blog Instaeasy!

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