Ter um perfil no Instagram é praticamente uma obrigação para qualquer empresa, ainda mais se ela pretende ser lembrada e se tornar relevante para o seu público.

Mas apenas isso não basta, também é necessário criar conteúdos que atraiam as pessoas, que as faça curtir, comentar e até compartilhar as suas publicações, já que estas ações vão mostrar ao algoritmo da rede, que o seu perfil é interessante.

A soma de tudo isso, é a conquista de um maior alcance, já que os posts do Instagram não são mais exibidos de maneira cronológica, ou seja, seu feed não mostra primeiro a publicação mais recente, mas sim aquela que a rede social entende ser mais relevante para cada usuário.

Portanto, se os seus seguidores interagem bastante com a sua marca, é seguro dizer que, assim que tiver algo novo publicado na sua timeline, eles vão receber. Por isso, é tão importante criar, aumentar e manter as pessoas constantemente engajadas com você.

Para ajudar você nessa empreitada, te damos aqui, algumas dicas de como chamar o público para interagir e se engajar com a sua empresa.

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engajamento

Use as hashtags de maneira sábia

As hashtags são a melhor maneira de aparecer quando um usuário realiza uma busca, já que elas são a porta de entrada para o Instagram indicar a você, ou não, para determinada busca.

Portanto, é vital usar aquelas que fazem sentido para o post, mas principalmente para o seu negócio, usando quando realmente a palavra, ou expressão, tem relevância e descreva o post de alguma maneira.

Isso é muito importante, já que, se as pessoas buscarem algo, clicarem em seu post e saíres logo em seguida, o algoritmo vai entender que o seu conteúdo não é tão interessante assim, diminuindo sua visibilidade, relevância e engajamento.

Use a geolocalização

Essa é uma ótima opção, principalmente se o seu negócio for um restaurante ou loja física, por exemplo. Isso ocorre porque, se você não pode atender à demanda de quem está procurando, se torna menos importante.

Então, ao adicionar o local em alguns de seus posts, e também no Stories, seu estabelecimento pode aparecer em buscas que as pessoas próximas a ele estão. Quanto mais específica a localização for, maiores as chances de ganhar a atenção e a interação das pessoas.

Escolha os melhores horários

Uma das informações que o Instagram lhe dá, é te mostrar em que dias e em quais horários, suas publicações são mais acessadas ou procuradas.

Usar isso a seu favor fará, ao criar posts nestes momentos, seu engajamento ser maior e alcançar um número ainda maior de pessoas.

Promova a interação

Mostrar que você está interessado na opinião das pessoas é uma maneira interessante de atrair a atenção delas. Isso pode ser feito nos Stories, ao levantar uma dúvida, um questionário ou até mesmo pedir indicações sobre um tema específico.

Cada resposta obtida é um usuário que se engajou, deixando a sua página ainda mais relevante para o seu público.

Mas não adianta seus seguidores falarem com você, se a resposta não acontece, certo? Afinal, se as pessoas entram em contato, seja por uma mensagem direta, ou pelos comentários, normalmente ela quer ter uma resposta, de preferência que seja relevante para o tema.

Porém, evite ao máximo respostas padrão, ou seja, a mesma para todos. Esse tipo de iniciativa por parte da empresa, além de desagradar o público, gera uma repercussão negativa, demonstrando que a marca não está interessada nos problemas de seus clientes.

Busque ajudar e direcionar seus seguidores, mostrando que se importa com a sua opinião, seus problemas e eventuais críticas.

Invista em suas imagens

O Instagram é basicamente uma rede social baseada nas imagens, ou seja, se o seu post tiver uma foto, desenho ou afins, que não sejam bonitos e claros para as pessoas identificarem, a chance de seu engajamento subir fica consideravelmente comprometida.

Portanto, se dedicar e investir tempo e dinheiro, quando possível, é uma maneira de mostrar ao público que você se importa com aquele conteúdo, se esforçando para trazer imagens de qualidade para a timeline dele.

Não há uma receita do sucesso, mas existem algumas “regras”, que dão uma ideia sobre o que funciona ou não para os usuários, de maneira geral.

A primeira delas é evitar os bancos de imagens. Produzir suas próprias artes, imagens, fotos, etc. é a melhor maneira de dizer para todos que este post é feito e pensado para eles.

Busque a melhor imagem, a mais bonita e com o melhor enquadro possível. Fuja de fotos confusas, que não ilustrem exatamente aquilo que o post tem como objetivo principal, lembre-se que as pessoas dificilmente vão parar o que estão fazendo para tentar entender.

O público gosta mais de ver pessoas do que apenas uma paisagem, então, sempre que possível, tenha alguém nos posts, seja em situações do dia a dia, ou mesmo em situações interessantes, como viagens, restaurantes e lugares diversos.

Por fim, mas não menos importante, é interessante usar o humor para atrair a atenção de todos. As marcas que se levam muito a sério acabam ficando para trás, então sempre que possível, faça uso dessa ideia.

Aproveite os temas do momento

É importante ter alguém ligado no que o público está falando, para entrar na conversa das pessoas de maneira natural.

Então, se a empresa posta algo com um tema atual, ela larga na frente, deixando seus usuários mais interessados no assunto, já que é algo passageiro e do momento.

Seja útil

Ter um perfil que é útil para as pessoas, é uma maneira eficiente de gerar o engajamento que tanto se quer. As pessoas compartilham dicas de saúde, viagens, beleza e tantas outras.

Claro que, para que faça sentido, essas informações devem ser compatíveis com o conteúdo e o serviço que sua empresa presta, assim como a maneira de se comunicar deve estar de acordo com o público da plataforma.

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