Toda empresa, independentemente do porte, precisa hoje de presença digital. Este é um requisito para chegar a mais clientes e se manter competitiva em um mercado que é cada vez mais concorrido e acirrado. Um perfil comercial no Instagram ajuda o seu negócio nessa árdua missão. Por isso, neste texto levamos até você um passo a passo sobre como criar um perfil comercial no Instagram.

Quer saber mais? Aqui você encontra tudo com detalhes. Acompanhe conosco!

Por que criar um perfil comercial no Instagram?

O Instagram hoje é uma rede social fundamental para qualquer negócio. Com um grande público, estima-se que apenas no Brasil existem mais de 66 milhões de usuários desta rede social. No total, mundialmente o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários. É um universo de público muito grande para ser ignorado.

Além disso, o Instagram é uma ferramenta simples e muito útil. Com fotos, vídeos e legendas, o conteúdo da sua marca pode criar um grande engajamento, seja nas publicações ou nos stories. Este engajamento gera mais valor e reputação para a sua marca, além de proporcionar maior taxa de conversão para as suas vendas.

perfil comercial

Criar um perfil no Instagram é muito fácil, entretanto, os perfis pessoais não oferecem todos os recursos que uma empresa precisa para realizar uma gestão eficiente de suas publicações, bem como dos resultados de seu conteúdo nas redes sociais.

Criar uma conta comercial no Instagram para o seu negócio é um passo muito importante. Isto porque a versão empresarial da rede social oferece diversas métricas detalhadas e atualizadas que permitem à sua gestão de mídias sociais saber exatamente como cada publicação está performando, além de captar insights importantes sobre os clientes, seu comportamento e suas tendências de consumo.

Além de ter uma boa página comercial no Instagram, é muito importante também saber como explorar o seu perfil adequadamente com as ferramentas corretas, tirando o melhor desempenho das suas campanhas na rede social. O Instaeasy é uma ferramenta que facilita a sua vida. Tire um tempo para conhecer este produto que pode otimizar o seu Instagram.

Passo a passo para criar o seu perfil comercial no Instagram

A partir de agora, o nosso passo a passo detalhado sobre como criar o perfil comercial do seu negócio no Instagram. Em capítulos seguintes, trazemos como bônus algumas dicas de como utilizar o seu perfil comercial de forma a criar mais engajamento e obter melhores resultados para o seu empreendimento.

Mude o tipo do seu perfil

Como você deve saber, criar uma conta no Instagram é muito fácil. Basta baixar o app em seu dispositivo. Entretanto, você estará fazendo uma conta pessoal, que é o passo inicial para ter uma conta comercial.

Em sua conta pessoal, abra as configurações. Abra o seu perfil e vá até o canto superior direito da tela. No menu seguinte, clique em “configurações”.

A próxima tela terá diversas configurações do seu aplicativo. Clique na opção “Conta” e desça a tela do seu dispositivo até a última opção “Mudar para conta profissional”, ela estará destacada em azul.

Depois de clicar nesta opção, o Instagram irá exibir quatro telas com informações sobre as principais características da conta comercial. Leia todas as informações oferecidas pela plataforma. Clique para avançar.

Escolha o seu tipo de conteúdo

Depois, o Instagram irá perguntar a você em qual tipo de conteúdo a sua conta comercial mais se encaixa. Você pode escolher entre diversas categorias, entretanto, o Instagram já lista algumas das categorias mais comuns entre os usuários:

  • Artista
  • Músico ou Banda
  • Blogueiro ou Blogueira
  • Marca de Vestuário
  • Comunidade
  • Criador ou criadora de conteúdo digital
  • Educador ou educadora
  • Empreendedor ou empreendedora
  • Conteúdo de saúde ou beleza
  • Editor
  • Escritor ou escritora
  • Blog pessoal
  • Produto ou serviço
  • Gamer
  • Restaurante
  • Beleza, cosméticos e cuidados com a pele
  • Mercearia
  • Fotógrafo ou fotógrafa
  • Compras e varejo
  • Criador de vídeo

Caso a sua categoria não esteja nessa listagem de sugestões, você pode usar a barra de buscas no topo da tela para encontrar o tipo de conteúdo que mais se adequa à produção da sua conta comercial. Selecione a categoria desejada e clique em “Avançar”.

Esta seleção é especialmente importante, porque ajuda os usuários do Instagram a encontrar o tipo de conteúdo ao qual estão realmente interessados. Se a sua definição de tipo de conteúdo não for precisa o suficiente, os algoritmos do Instagram podem não exibir os seus posts para os usuários mais interessados, prejudicando o desempenho das suas publicações a médio e longo prazo.

Depois disso, o Instagram irá perguntar a você se você deseja vincular a sua conta comercial a algum perfil ou página do Facebook. Selecione a opção desejada e avance.

Atenção: se a sua conta pessoal no Instagram for fechada (apenas seguidores podem ver conteúdo), escolher a opção de conta comercial fará com que ela fique pública e todos os usuários da rede poderão ver o conteúdo. Se você deseja ter uma conta pessoal fechada e uma comercial, será necessário criar ou usar outra conta.

Pronto! Agora a sua conta no Instagram já é uma conta comercial! O processo é bem simples e intuitivo, não é mesmo? Entretanto, abrir a conta comercial é apenas o primeiro passo de uma gestão de redes que precisa ser feita com atenção e estratégia.

perfil comercial

Por isso, os próximos itens deste conteúdo trazem para você algumas descrições das métricas utilizadas pelas contas comerciais do Instagram e como você pode utilizá-las a favor do seu negócio.

Dicas para otimizar a sua conta comercial do Instagram

Em primeiro lugar, é muito importante que possamos conhecer as métricas que o Instagram utiliza e disponibiliza nas estatísticas da sua conta comercial. Estas informações estão presentes em uma sessão chamada Instagram Insights.

Alcance das publicações

Este dado é bastante simples. Ele representa o alcance das publicações de sua conta comercial por meio do cálculo de quantas contas únicas visualizaram pelo menos um post da sua página em suas timelines. É muito importante ficar sempre de olho neste indicador, pois esta é uma das principais métricas do sucesso do seu perfil.

Métrica de impressões sobre seus posts

A impressão é semelhante ao alcance, mas ela mede a quantidade total de vezes que os usuários visualizam os seus posts. Enquanto o alcance é medido por usuários, as impressões são medidas em quantidade de views. Ou seja, supondo que um mesmo usuário veja os conteúdos do seu perfil duas vezes, serão registradas duas impressões, e assim sucessivamente.

Visualizações de perfil

Métrica importante para medir o interesse do seu público sobre a sua página. Aqui, é calculada a quantidade de vezes que os usuários visitaram o seu perfil comercial nos últimos 7 dias.

Acesso ao seu site

Muitos perfis comerciais colocam websites na bio do Instagram. Pois a rede social também contabiliza as vezes que os usuários clicarem neste link para acessar o site do seu negócio ou conteúdo. Essa métrica ajuda a sua empresa a entender parte do processo de conversão, caso ela venda algo no site.

Gráficos e comparações

O Instagram Insights também oferece alguns recursos muito interessantes para uma visualização mais clara da situação do seu perfil, bem como do perfil de público que acessa os seus conteúdos.

É possível, por exemplo, que você acesse uma comparação que coloca em perspectiva os seus números da semana atual com os números da semana anterior, podendo perceber se há aumento ou queda no alcance, nas reações, nos cliques e nas impressões.

A página comercial do Instagram também permite que você conheça um pouco mais das métricas do seu público, diversificada por algumas categorias, tais como:

  • O gênero do público que acessa a conta: masculino ou feminino
  • A faixa de idade dos seus seguidores;
  • A localização destes usuários por país, estado e até mesmo por cidade;
  • Os horários e os dias da semana nos quais os seus seguidores ficam online por mais tempo (importante para planejar suas publicações);
  • A quantidade de usuários que começaram a seguir o seu perfil, bem como o número de usuários que deram unfollow;
  • Entre outras métricas.

Métricas de publicações

As contas comerciais do Instagram também dão um panorama muito mais detalhado sobre as métricas do desempenho de cada publicação postada em sua página.

As métricas disponíveis para medir a performance dos seus posts são:

  • Quantidade de vezes que suas publicações foram compartilhadas por mensagem direta ou nos stories dos usuários;
  • Quantidade de usuários que salvaram o conteúdo para acessá-lo depois;
  • Quantidade de usuários que acessaram o seu perfil a partir do post analisado;
  • Alcance da publicação em número de usuários;
  • Impressões do post e sua origem do perfil, da página inicial ou de outra fonte.

Com estas informações, é possível ter uma noção mais clara de que tipo de conteúdo é mais ou menos aprovado e consumido pelo público do seu perfil comercial. Entender os gostos da audiência é uma das melhores maneiras de ter sucesso em seu perfil do Instagram.

Métricas para Instagram Stories

As publicações no seu perfil comercial já oferecem algumas opções de métricas muito interessantes para o seu controle. Isso porque você ainda não viu as métricas dos stories, que são ainda mais detalhadas. Os stories permitem diferentes formas de interação, que exigem alguns indicadores específicos. Veja:

  • Quantidade de usuários que responderam ao seu story;
  • Quantidade de usuários que visitaram seu perfil a partir do story;
  • Quantidades de toques em figurinhas. Serve também para medir a quantidade de usuários que clicaram nos perfis de alguma conta que você possa ter marcado em seu story;
  • O alcance do story, calculado da mesma forma que os posts;
  • A quantidade de impressões no story, idem;
  • Quantidade de pessoas que viram seu story e voltaram para o story anterior;
  • Agora o oposto: quantidade de usuários que clicou para avançar ao próximo story;
  • Quantidade de usuários que passou para a direita, a fim de ver stories da próxima conta;
  • Quantidade de usuários que saíram dos stories puxando seu story para baixo ou clicando em “voltar” no aparelho.

Dicas para utilizar sua conta comercial

Publique com frequência: não deixe a sua conta inativa por muito tempo. Publique com frequência e estude as horas do dia nas quais os seus usuários estão mais presentes na rede. Isso potencializa o seu alcance orgânico e também maximiza a quantidade de impressões que seus posts podem atingir.

Interaja com seu público : algumas contas simplesmente tem muitos seguidores e é impossível interagir com todo mundo. Entretanto, na medida do possível, interaja com seus seguidores por meio de curtidas e respostas nos comentários. Se conveniente, também dialogue com eles respondendo às DMs enviadas.

Use hashtags : o uso de hashtags ajuda a indexar a sua conta de maneira mais relevante. Use hashtags que estejam diretamente ligadas ao seu negócio, bem como as hashtags mais utilizadas por contas dos principais influenciadores da sua área. Observe a concorrência e também trabalhe com tags que estejam diretamente ligadas ao assunto de sua postagem. Isso torna a sua conta mais fácil de achar via pesquisa, ou nos canais do Instagram por #hashtag.

Ligue a geolocalização : em posts e stories, é muito importante utilizar a geolocalização para conectar a sua conta a usuários que estejam nas proximidades ou usuários que estejam pesquisando sobre o local que você publicou.

Engajamento através de stories : use o stories sempre a seu favor. Crie filtros personalizados, capriche nas “Reels”, faça enquetes, use stickers de perguntas e contagem regressiva para promoções, faça stories interagindo com o Instagram Music, entre outras estratégias que se adequem ao seu negócio.

Invista em ADS(anúncios pagos) : o Instagram ADS permite que o seu conteúdo tenha muito mais alcance. Invista de maneira estratégica patrocinando posts, stories ou lives. Mesmo com um baixo investimento você pode ampliar a sua base de seguidores de maneira significativa.

IGTV : se a sua conta trabalha bastante com vídeos, capriche na produção para o IGTV, que permite a publicação de vídeos de até 60 minutos. Utilize as mesmas técnicas para promover o engajamento e a interação do seu público com o seu conteúdo!

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