Como Encontrar o Público-Alvo no Instagram? Guia Completo para Você Definir seu Público Ideal

Você está cometendo erros graves e está comprometendo os resultados do seu negócio e do seu perfil ao não definir seu segmento no mercado e não encontrar seu público-alvo no Instagram!

Como consequência disso, você também tem dificuldades para configurar seu perfil do Instaeasy.

Para resolver estes problemas, confira este Guia Completo!

Nele, você descobrirá o passo a passo, com exemplos práticos, para identificar o seu segmento e encontrar o seu público-alvo no Instagram.

Depois de conferir esse Guia Completo, você também poderá aplicar essas estratégias nas configurações do seu Instaeasy.

Descubra o que é Segmentação e Público-Alvo no Instagram

1) O que é e Qual a Importância da Segmentação de Mercado?

A segmentação de mercado consiste na divisão de seus potenciais clientes de acordo com os produtos ou serviços que você oferece.

Segmentando seu mercado, você tem uma visão mais clara e estratégica para quem o seu negócio é destinado.

Dessa forma, você consegue criar estratégias mais assertivas e eficientes.

Por exemplo, vestidos estão direcionados a um público “X” e camisetas polos estão direcionadas a um público “Y”.

Trata-se do mesmo produto “roupas”, mas de tipos diferentes..

Da mesma forma, os clientes que irão comprá-lo também possuem perfis e comportamentos diferentes.

Por isso, você precisa segmentar o seu negócio e entender o perfil das pessoas que têm potencial para comprar de você.

O que nos leva, então, à definição do seu público-alvo.

2) Passo a Passo para Você Definir seu Público-Alvo:

Por sua vez, o público-alvo é um recorte de pessoas que você determina como potenciais clientes para o seu negócio, baseado em características do seu público.

Para definir o seu público-alvo, você precisa considerar as seguintes informações:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;

Como exemplo de definição do público-alvo, vamos supor que você trabalha com uma loja de roupas física de esporte masculinas.

Então seu público-alvo seria: Homens, entre 18 a 45 anos, residentes da sua cidade, com ensino básico completo, renda entre R$1300 a R$2500, apaixonados por futebol e que costumam comprar roupas em shoppings e lojas locais.

A definição do seu público-alvo pode levar certo tempo e esforço.

Por isso, faça pesquisas e reúna dados de clientes atuais, analise as informações e sempre observe!

Quando mais informações você conseguir reunir do perfil do seu público, melhor visão e conhecimento você terá deles.

Dessa forma, você poderá criar estratégias segmentadas, personalizadas para cada tipo de público.

Pois quando você leva a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa do seu público-alvo, você se aproxima e a conquista, aumentando as chances dela se tornar uma cliente.

3) Como Encontrar seu Público-Alvo no Instagram?

Agora que você já sabe quem é o seu público-alvo e as características dele, para fazer o perfil do seu negócio crescer no Instagram, você também precisa encontrá-lo dentro da plataforma.

Ao encontrar o seu público-alvo no Instagram, você poderá atrair mais seguidores que vão realmente se interessar pelos seus conteúdos.

Pessoas do seu público-alvo no Instagram são aquelas que vão engajar com o seu perfil e que vão comprar de você. 

Por isso, para encontrar seu público-alvo no Instagram, responda às seguintes questões…

Passo a passo de como encontrar seu público-alvo no Instagram:

1- “Quais perfis as pessoas do meu público-alvo já estão seguindo no Instagram?” (Ex. Perfis de concorrentes, perfis de influenciadores e blogueiros da sua região);

2- “Quais hashtags o meu perfil costuma usar e pesquisar no Instagram?” (Ex. hashtags da sua cidade, hashtags relacionadas aos produtos que você vende e serviços que oferece);

3- “Quais locais o meu público frequenta?” (Ex. Pontos turísticos da sua cidade, restaurantes populares, clubes, estabelecimentos e lojas famosas, etc).

Por exemplo:

Vamos supor que você tem uma loja online de roupas esportivas para mulheres.

Logo, seu perfil pertence ao segmento de moda fitness feminina, composto por um público-alvo de mulheres que praticam exercícios e esportes.

No Instagram, pesquise por perfis que tenham um número grande de seguidores e que correspondam ao seu público-alvo.

DICAS DE OURO:

Mas atenção!

Não basta ter apenas número de seguidores.

Esse perfil também precisa ter engajamento, pessoas interagindo com os posts.

Neste exemplo, como o público-alvo são mulheres que praticam exercícios físicos, alguns exemplos de perfis que trarão bons resultados são:

Lojas concorrentes, academias, box de crossfit, lojas de suplementos alimentares, blogueiras e influenciadoras digitais fit.

Como, por exemplo, o perfil @gabrielapugliesi e a academia @smartfit:

guia para encontrar público-alvo no instagram

É importante lembrar que você deve escolher perfis que estão relacionados a sua realidade.

Se a sua loja vende somente na sua cidade ou região, não é interessante usar perfis que possam te trazer seguidores de outros locais, já que eles não fazem parte do seu público-alvo.

O mesmo raciocínio usado para definir os perfis você deve aplicar aos locais e às hashtags.

Por isso, procure por locais que sejam frequentados por pessoas que correspondam ao seu tipo de público.

Alguns exemplos de locais são: academias, box de crossfit, restaurantes de comida fit, clínicas de estética, spas, etc.

Busque também hashtags que tenham engajamento e volume de pesquisas.

Hashtags que são realmente utilizadas pelas pessoas do seu público-alvo.

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4) Configure o Instaeasy com suas Descobertas:

Agora que você já definiu o perfil e descobriu onde seu público-alvo está no Instagram baseado em perfis, locais e hashtags…

Você pode configurar o seu Instaeasy focando em resultados para o perfil do seu negócio!

Porque o Instaeasy irá buscar pessoas com quem interagir de forma automática baseado nessas configurações de perfis, locais e hashtags.

Depois de reunir todas essas informações, basta adicioná-las nas configurações no app do Instaeasy.

Acesse também: Guia Definitivo de Configurações do Instaeasy

5) Interaja com Pessoas e Ignore os Perfis Comerciais com o Instaeasy

Se outras empresas e lojas não fazem parte do seu público-alvo, você pode ativar a função Ignorar Empresas.

nao seguir perfil comercial com instaeasy

Dessa forma, o Instaeasy para de interagir com perfis comerciais no Instagram e interage (seguindo e curtindo) apenas perfis pessoais de potenciais clientes.

Coloque em prática as dicas mostradas aqui no seu negócio para alavancar os resultados do seu negócio e do seu perfil!

Se você ainda não tem o Instaeasy para colocar o perfil do seu negócio no automático, descubra aqui como funciona.


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