Como Encontrar o Público-Alvo no Instagram? Guia Completo para Você Definir seu Público Ideal

Você está cometendo erros graves e está comprometendo os resultados do seu negócio e do seu perfil ao não definir seu segmento no mercado e não encontrar seu público-alvo no Instagram!

Como consequência disso, você também tem dificuldades para configurar seu perfil do Instaeasy, ferramenta de automação de Instagram.

Para resolver estes problemas, confira este Guia Completo!

Nele, você descobrirá o passo a passo, com exemplos práticos, para identificar o seu segmento e encontrar o seu público-alvo no Instagram.

Depois de conferir esse Guia Completo, você também poderá aplicar essas estratégias nas configurações do seu Instaeasy.

Descubra o que é Segmentação e Público-Alvo no Instagram

1) O que é e Qual a Importância da Segmentação de Mercado?

A segmentação de mercado consiste na divisão de seus potenciais clientes de acordo com os produtos ou serviços que você oferece.

Segmentando seu mercado, você tem uma visão mais clara e estratégica para quem o seu negócio é destinado.

Dessa forma, você consegue criar estratégias de vendas e marketing mais assertivas e eficientes.

Por exemplo, vestidos estão direcionados a um público “X” e camisetas polos estão direcionadas a um público “Y”.

Trata-se do mesmo produto “roupas”, mas de tipos diferentes..

Da mesma forma, os clientes que irão comprá-lo também possuem perfis e comportamentos diferentes.

Por isso, você precisa segmentar o seu negócio e entender o perfil das pessoas que têm potencial para comprar de você.

O que nos leva, então, à definição do seu público-alvo.

2) Passo a Passo para Você Definir seu Público-Alvo:

Por sua vez, o público-alvo é um recorte de pessoas que você determina como potenciais clientes para o seu negócio, baseado em características do seu público.

Para definir o seu público-alvo, você precisa considerar as seguintes informações:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;

Como exemplo de definição do público-alvo, vamos supor que você trabalha com uma loja de roupas física de esporte masculinas.

Então seu público-alvo seria: Homens, entre 18 a 45 anos, residentes da sua cidade, com ensino básico completo, renda entre R$1300 a R$2500, apaixonados por futebol e que costumam comprar roupas em shoppings e lojas locais.

A definição do seu público-alvo pode levar certo tempo e esforço.

Por isso, faça pesquisas e reúna dados de clientes atuais, analise as informações e sempre observe!

Quando mais informações você conseguir reunir do perfil do seu público, melhor visão e conhecimento você terá deles.

Dessa forma, você poderá criar estratégias segmentadas, personalizadas para cada tipo de público.

Pois quando você leva a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa do seu público-alvo, você se aproxima e a conquista, aumentando as chances dela se tornar uma cliente.

3) Como Encontrar seu Público-Alvo no Instagram?

Agora que você já sabe quem é o seu público-alvo e as características dele, para fazer o perfil do seu negócio crescer no Instagram, você também precisa encontrá-lo dentro da plataforma.

Ao encontrar o seu público-alvo no Instagram, você poderá atrair mais seguidores que vão realmente se interessar pelos seus conteúdos.

Pessoas do seu público-alvo no Instagram são aquelas que vão engajar com o seu perfil e que vão comprar de você. 

Por isso, para encontrar seu público-alvo no Instagram, responda às seguintes questões…

Passo a passo de como encontrar seu público-alvo no Instagram:

1- “Quais perfis as pessoas do meu público-alvo já estão seguindo no Instagram?” (Ex. Perfis de concorrentes, perfis de influenciadores e blogueiros da sua região);

2- “Quais hashtags o meu perfil costuma usar e pesquisar no Instagram?” (Ex. hashtags da sua cidade, hashtags relacionadas aos produtos que você vende e serviços que oferece);

3- “Quais locais o meu público frequenta?” (Ex. Pontos turísticos da sua cidade, restaurantes populares, clubes, estabelecimentos e lojas famosas, etc).

Por exemplo:

Vamos supor que você tem uma loja online de roupas esportivas para mulheres.

Logo, seu perfil pertence ao segmento de moda fitness feminina, composto por um público-alvo de mulheres que praticam exercícios e esportes.

No Instagram, pesquise por perfis que tenham um número grande de seguidores e que correspondam ao seu público-alvo.

DICAS DE OURO:

Mas atenção!

Não basta ter apenas número de seguidores.

Esse perfil também precisa ter engajamento, pessoas interagindo com os posts.

Neste exemplo, como o público-alvo são mulheres que praticam exercícios físicos, alguns exemplos de perfis que trarão bons resultados são:

Lojas concorrentes, academias, box de crossfit, lojas de suplementos alimentares, blogueiras e influenciadoras digitais fit.

Como, por exemplo, o perfil @gabrielapugliesi e a academia @smartfit:

guia para encontrar público-alvo no instagram

É importante lembrar que você deve escolher perfis que estão relacionados a sua realidade.

Se a sua loja vende somente na sua cidade ou região, não é interessante usar perfis que possam te trazer seguidores de outros locais, já que eles não fazem parte do seu público-alvo.

O mesmo raciocínio usado para definir os perfis você deve aplicar aos locais e às hashtags.

Por isso, procure por locais que sejam frequentados por pessoas que correspondam ao seu tipo de público.

Alguns exemplos de locais são: academias, box de crossfit, restaurantes de comida fit, clínicas de estética, spas, etc.

Busque também hashtags que tenham engajamento e volume de pesquisas.

Hashtags que são realmente utilizadas pelas pessoas do seu público-alvo.

encontrar público-alvo no instagram com instaeasy

4) Configure o Instaeasy com suas Descobertas:

Agora que você já definiu o perfil e descobriu onde seu público-alvo está no Instagram baseado em perfis, locais e hashtags…

Você pode configurar o seu Instaeasy focando em resultados para o perfil do seu negócio!

Porque o Instaeasy irá buscar pessoas com quem interagir de forma automática baseado nessas configurações de perfis, locais e hashtags.

Depois de reunir todas essas informações, basta adicioná-las nas configurações no app do Instaeasy.

Acesse também: Guia Definitivo de Configurações do Instaeasy

5) Interaja com Pessoas e Ignore os Perfis Comerciais com o Instaeasy

Se outras empresas e lojas não fazem parte do seu público-alvo, você pode ativar a função Ignorar Empresas.

nao seguir perfil comercial com instaeasy

Dessa forma, o Instaeasy para de interagir com perfis comerciais no Instagram e interage (seguindo e curtindo) apenas perfis pessoais de potenciais clientes.

Coloque em prática as dicas mostradas aqui no seu negócio para alavancar os resultados do seu negócio e do seu perfil!

Se você ainda não tem o Instaeasy para colocar o perfil do seu negócio no automático, descubra aqui como funciona.


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