O Instagram é a rede social que cresce mais rápido: são 700 milhões de usuários ativos por mês.

Todo esse tráfego abriu possibilidades para quem quer vender produtos e serviços: a rede passou a ser uma ferramenta de marketing extremamente eficaz.

Não apenas para os chamados influenciadores, que podem ganhar bastante dinheiro por publicação ao fazer Marketing de Influência, como também para quem quer criar uma relação entre marca e cliente e atrair novos consumidores.

Por isso, para quem deseja chamar a atenção para o próprio negócio, ter uma conta comercial nessa rede é essencial.

Neste artigo, abordaremos as vantagens de mudar o seu perfil pessoal para uma conta comercial no Instagram. Continue lendo para saber mais.

Instagram e contexto digital

De acordo com o Digital in 2020, relatório produzido pelo We are Social e Hootsuite, os brasileiros passam em média 9h17min por dia na internet.

Para o e-commerce, isso é uma oportunidade: segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de crescimento em 2020 foi de 18%, um total de 108 bilhões de reais.

Esses números impressionantes também atingem o Instagram: a rede é a quarta mais usada no país, com 77 milhões de usuários.

Agora, imagine o que isso significa para quem divulga produtos ou serviços na rede: é a oportunidade perfeita de atingir consumidores potenciais e consolidar sua marca.

perfil comercial

O Instagram foi criado em 2010 e, desde 2016, oferece o Instagram for Business, uma conta comercial dentro da plataforma.

relatório de tendências de mídia social da Socialbakers mostrou que o uso de anúncios no Instagram tem como três principais objetivos aumentar o engajamento da marca pós-publicação, aumentar o número de acessos em seus links e aumentar o alcance da marca.

Esse resultado é possível tendo em vista que a plataforma vem crescendo exponencialmente desde sua criação, é uma das mais acessadas no Brasil e permite não só interagir com a audiência e criar um relacionamento com clientes, como também acompanhar métricas e criar estratégias de marketing baseadas em dados.

Para quem tem um perfil pessoal com produtos/serviços na rede, a possibilidade de utilizar o Instagram for Business é um upgrade bem-vindo: além das métricas oferecidas pela modalidade, é possível fazer e impulsionar anúncios.

Isso torna a plataforma o lugar ideal para agregar valor ao negócio, fazer Marketing de Influência e até Maketing de Conteúdo, aumentar o número de seguidores e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão, ou seja, o número de pessoas que de fato compram os produtos após o contato com as publicações.

As vantagens do perfil comercial no Instagram

Você já entendeu que o Instagram é uma plataforma excelente para vender produtos e serviços, mas por que o perfil comercial é melhor do que o perfil pessoal para essa função?

Ao ativar o perfil comercial, a plataforma oferece algumas vantagens, sendo a principal a possibilidade de acompanhar métricas que a conta pessoal não oferece.

Essas métricas são informações valiosas para quem deseja criar uma estratégia eficaz de marketing e aumentar o número de vendas:

Interações

As interações são o número de visitas, curtidas, comentários e cliques que o seu perfil teve no período de 7 dias.

perfil comercial

O Instagram oferece um gráfico de barras com os dias com mais interações, possibilitando comparar com a semana anterior.

Essa métrica permite avaliar a influência de CTAs (Call to Action), as chamadas para ação, no número de interações. Expressões como “marque um amigo”, “clique no link da bio” são exemplos de CTAs.

Descoberta

Nessa aba, é possível verificar quantas pessoas acessaram o seu perfil comercial ou as suas postagens. A contagem é feita conforme contas únicas, então se a mesma pessoa acessar a foto mais de uma vez, será contabilizada apenas uma descoberta.

É gerado um gráfico de barras com o alcance por dia da semana.

Ou seja: o alcance vai mostrar o número de contas únicas que viram uma das suas publicações, mas as impressões marcam o número total de visualizações.

Por exemplo: se uma pessoa visualizar sua publicação 5 vezes, o número de alcance será 1 (a conta da pessoa) e o número de interações, 5 (o número de vezes que ela abriu a página).

Na prática, isso significa que é possível verificar o número de novas pessoas que o seu perfil está alcançando e que sua conta não está publicando apenas para as mesmas pessoas. O resultado é atingir mais pessoas e atrair mais novos clientes.

Para esclarecer: interação conta como descoberta, mas descoberta não conta como interação. Uma pessoa pode ver sua publicação ao verificar uma hashtag, por exemplo, sem necessariamente entrar no seu perfil (e contar como descoberta).

Conteúdo

E se você quiser verificar as estatísticas para uma única publicação? Com o Instagram for Business também é possível.

Na aba Conteúdo, há estatísticas e históricos avulsos de cada publicação. Quando o perfil comercial está ativo, abaixo da foto há um link “ver informações”.

Acessando essas informações, você pode acompanhar até mesmo o número de pessoas que salvou a sua publicação ou te seguiu a partir dela.

Com essa informação, é possível refletir sobre o que em uma publicação em específico provocou visitas ao seu perfil, criando, a partir desses dados, estratégias para aumentar sua performance digital.

A aba de Conteúdo tem três seções: Publicações, Stories e Promoções.

As publicações apontam as métricas por postagens do feed, inclusive ordenando os posts por popularidade.

Esse recurso da conta comercial também permite saber de onde vieram as interações: se da página inicial, da aba de pesquisa, do seu perfil ou de uma hashtag, por exemplo.

Essas informações são interessantes porque também permitem analisar quais hashtags trazem mais resultado para o seu negócio, um recurso importante para estar visível para quem se interessa pelo seu conteúdo e pelos seus produtos ou serviços.

Em Público, outras informações relevantes são a faixa etária dos seus seguidores, seu gênero e o dia e a hora em que estão mais ativos, ou seja, você saberá o melhor dia e horário para publicar novos conteúdos.

Tire o melhor proveito da sua conta comercial

Agora que você já entendeu as vantagens da conta comercial, tire o melhor proveito da sua conta com o Instaeasy.

O Instaeasy é uma plataforma para gerenciamento e automação para Instagram utilizado por empresas que desejam se aproximar de seus clientes e divulgar seus produtos e serviços.

Com ele, você pode aumentar o fluxo de pessoas com potencial de se tornar seu cliente no seu Instagram.

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